16 de julho de 2010

GOLEGÃ - Criação do Dia José Saramago e da Bolsa de Estudos José Saramago!

(clique na imagem para ler a noticia)


A Assembleia Municipal da Golegã aprovou na semana passada o Dia José Saramago e a Bolsa de Estudos José Saramago com três votos contra do PS, nove abstenções e com cinco votos favoráveis (PSD e GIGA).

O Dia José Saramago é uma boa iniciativa até porque muitos são os jovens da nossa terra que ouvem falar neste senhor, mas não conhecem a sua obra.

Contudo destacamos a Bolsa de Estudo José Saramago, que será certamente uma grande ajuda para os jovens que pretendam seguir os seus estudos na área das letras e quiçá tornarem se uns futuros Saramagos da nossa terra.

Falta apenas saber em que moldes a bolsa vai ser aplicada e como deverão proceder os jovens que decidam recorrer à mesma. Interessante, interessante seria que os jovens que se candidatam à universidade este ano pudessem já vir a beneficiar desta Bolsa.

Se seria uma corrida contra o tempo e um trabalho quase impossivel? Seria.

Mas também seria uma excelente oportunidade para o Vereador da Juventude mostrar que não está adormecido e que os jovens da Golegã e Azinhaga podem contar com ele, como nós acreditamos que pudemos. E seria uma óptima maneira da Câmara Municipal, a Junta de Freguesia da Azinhaga e os deputados municipais que aprovaram esta bolsa mostrarem que se importam com a juventude, e que esta não foi apenas mais uma medida aprovada para ser noticia de um jornal porque fica bonito.

Até porque não é só aprovar esta medida e depois ir tudo para a praia molhar o pézinho, enquanto os jovens e os pais dos jovens andam num xinfrim à espera das colocações e a contar os tostões para porem os filhos a estudar na universidade.

Nós por cá ficamos à espera que nos surpreendam! E que possa haver pelo menos um jovem do concelho que beneficie desta Bolsa no próximo ano lectivo.

6 comentários:

  1. Sonhem sonhem! A proposta é boa, mas isso andar para a frente ja duvido.

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    Compreendo o seu comentário, no entanto não deve ser o medo ou a forma como Alguns gerem os destinos da Golegã que nos impedirá de apresentar boas propostas para Todos.

    A proposta tem tudo para ser implementada. Se não for a culpa será daqueles que têm competência para tal, a CMG.

    Resta dizer que o PSD e a JSD da Golegã não se limitaram a apresentar a proposta em momento oportuno. Tudo faremos para que seja uma realidade! Quanto aos Outros resta-nos esperar para ver se têm ou não a responsabilidade e a sensatez exigivel em democracia.

    Cumprimentos,
    Nuno Miguel Castelo

    ResponderEliminar
  3. Isso é tudo mt bonito nuno, mas do papel para a acçao vamos ver como funciona depois.

    Se a culpa é da CMG ou do fulano y ou z nao me interessa. o que interessa é que quem paga é smp as gentes.

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo,

    Não quis com isto dizer que não existe um longo caminho da proposta à concretização. Mas todos sabemos que esse caminho tem de ser caminhado pelo Y´s ou Z's que têm responsabilidades.
    Uma coisa tenho a certeza o desinteresse e o fatalismo não podem é ser os sentimentos dominantes, muito menos para nós jovens.

    Acredito que é preciso ter ideias e projectos que possam ser úteis às nossas gentes, este é só um deles, existe uma imensidão de ideias mais e menos importantes que podem ser implementadas no concelho da Golegã. Ao contrário do que muitos dizem, apesar de muito estar feito, falta fazer outro tanto.

    Se não queremos continuar a pagar, de uma e outra maneira, então é preciso agir, participar e exigir.

    Cumprimentos,
    Nuno Miguel Castelo

    ResponderEliminar
  5. Claro que a CMG vai implementar.

    Trata-se de uma Deliberação da Assembleia Municipal.

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  6. Fiem-se na virgem e não corram...

    ResponderEliminar