1 de julho de 2010

«COLUNA DA BÓIA» - 5.ª Edição



(clique para abrir)


Quinta edição de «COLUNA DA BÓIA» já disponivel!


Nesta quinta edição, Pedro Lino recorda a sua adolescência e conta-nos como foi crescer e estudar na Escola da Golegã. Uma breve viagem à adolescência do jovem autor onde este relembra como lidou com os "grandes" que o atormentaram, o processo disciplinar por ter sido acusado de telefonar para a escola com ameaças de bomba, a forma como lidou com os preferidinhos dos professores e ainda a porrada que o Saldanha levou de um aluno.

Ó Pedro e achas que a escola da Golegã vai mudar? Os grandes sempre existirão. Ameaças de bomba sempre também (que ideia para não ter aulas!). Alunos preferidinhos são uma constante. E o Saldanha... bem o Saldanha continua lá.

23 comentários:

  1. A grande questão no meio disto tudo é: "como raio é que este indivíduo vos merece alguma credibilidade???". De repente, quer se fazer de um miúdo mal educado, rude, ressabiado e sem qualquer capacidade ou conhecimento para a escrita a nova grande revelação do ano e da zona?!!! Vamos dar crédito a quem quer que seja com a idade dele por fazer 'composiçõezinhas' de primária, como esta que aqui apresenta?! A sério???
    Elevem os vossos padrões por favor. Este indivíduo até há meia dúzia de anos mal sabia articular uma frase decente (e depois de ler este tão "fantástico" texto compreende-se que não houve grande evolução nos últimos anos!!!).

    Tudo bem que ele é da Golegã e se devem celebrar os jovens e incentivá-los... mas isto??? opa, digam-lhe para ele fazer alguma coisa que ele saiba efectivamente fazer e depois publiquem isso, porque isto ele claramente não sabe.


    Assumi que este blog fosse para enaltecer os jovens e as suas acções e atitudes na comunidade da Golegã e acho a ideia deveras extraordinária. Incentivo e reconhecimento são sempre bons!!! Mas por favor não celebrem, nem apoiem a mediocridade! Isso ninguém quer ver!... e a Golegã é bem mais que isso!!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    Agradeço-lhe pela crítica e principalmente por ter dado a conhecer o seu nome porque isso é de facto credível e fora da mediocridade.

    Em segundo lugar, deixe-me dizer-lhe o que Millôr Fernandes disse há uns anos: «O humor compreende também o mau humor. O mau humor é que não compreende nada.»

    Obviamente que respeito a sua opinião e crítica. Gosto mais de receber críticas do que provavelmente você imagina. No entanto, os textos que aqui são publicados na minha coluna servem de certa forma para "entreter" as pessoas com boa disposição. Nem sempre o objectivo fica cumprido mas, não é fácil agradar a gregos e troianos. E pelos vistos, a si também não.

    Com os melhores cumprimentos,
    Pedro Lino

    ResponderEliminar
  3. Caros bloguistas,

    apesar de também ter um nome não me vou identificar pois assim talvez após o comentário o jovem Pedro também me agradeça!

    Enfim ironias à parte também eu andei na Escola da Golegã, também eu assumo que há alunos preferidos mas a verdade é que nós os alunos também tivemos professores preferidos logo não vejo problema nisso a menos que a preferência seja sinónimo de melhores notas...

    Relativamente aos textos do jovem Pedro acredito que haja quem goste mas não me enquadro nesse grupo. Esta última crónica conta-nos como o autor achou giro o Dr. Jorge levar “porrada” de um aluno mas deixa-me a pensar o que seria se tivesse observado o inverso… Enfim num blog para jovens enaltecer a violência atribuindo-lhe alguma piada parece-me incorrecto mas enfim como não tenho nome não tenho credibilidade…

    Com os melhores cumprimentos,

    Anónimo

    ResponderEliminar
  4. Incrível como a sua defesa é o ataque (que por sinal tem única e exclusivamente como fundamento uma atitude ressabiada!). Assuma a sua fraca escrita, diga-o!!!... não me vai dizer que acha mesmo que é um grande escritor, comentador, cronista ou coisa que o valha??ou sequer mediano?? Bom senso e autocrítica são bons princípios para evoluir. Talvez devesse começar por ai!

    Assuma também, já agora, tendo em consideração a sua resposta, a sua falta de capacidade de receber críticas porque apesar de dizer que até gosta de as receber não faz nada para evoluir, não dá uma resposta construtiva... não nada!!! há anos e anos e tudo igual!

    Apreenda a escrever! Leia! Desenvolva pensamento crítico! Participe/observe debates! Ouça! mas primeiro que tudo cresça! (só para não dizer que não obteve com estes comentários uma crítica construtiva.. ela está ai, agora torne-a construtiva tirando proveito dela, pode ser que evolua.*)


    *Todas estas coisas já estavam implícitas tanto neste comentário como no anterior mas achei melhor listar, não fosse ter dificuldades em percebe-las por si mesmo!


    Espero que aprenda algo e que se houver um próximo texto ("por favor não!!!!" - nota para quem gere este blog) consiga evoluir...como se costuma dizer "um degrauzinho de cada vez".

    (e já agora ao comentário da assinatura do comentário, por acaso não foi por motivo nenhum especial que foi anónimo...calhou... mas o que é que isso lhe interessa? interessava e interessa sim partilhar a indignação da mediocridade que se impõe neste blog, sempre que um dos seus textos é publicado. E agora sim vai ser intencional a não assinatura. simplesmente porque não acho que um nome mude a mensagem.)

    ResponderEliminar
  5. Caro Anónimo,

    Esta será provavelmente a última vez que perco tempo em responder-lhe porque se há coisa que eu não tenho é paciência para pessoas como você.

    Não vou comentar CONSIGO o que penso da minha própria escrita, as críticas que recebo, os hábitos de leitura que tenho e por aí fora.

    Apenas lhe digo o seguinte. Eu não gosto de massa. Nada tenho contra, mas simplesmente não gosto. Se eu for a um restaurante e pedir um prato com esparguete e depois virar-me para o empregado de mesa e disser que aquilo está uma porcaria, quão estúpido eu sou?

    A malta do «Golegã Jovem» fez-me a proposta para a coluna. Eu aceitei com muito gosto, tendo como objectivo ser isto um "sitio" para as pessoas se divertirem, e não para se chatearem.

    Quanto à tal "evolução", "crescimento" e por aí fora (tal como diz), sim, tento evoluir, aprender e crescer todos os dias. E a melhor maneira de o fazer, é ignorar os comentários e pessoas como você.

    Boa viagem e que descanse em Paz,

    Pedro Lino

    ResponderEliminar
  6. Meus Caros,

    Não fica bem, de todo, esta agitação verbal mal contida.

    Porquê?
    - Digo eu, porque surgiu aqui, repentinamente, dum diálogo estranho entre 2 gerações diferentes;
    - Podemos não compreender o pensamento ou a audácia do relato plasmado em memórias públicas do Jovem Pedro;
    - Não podemos é esquecer que isso fará parte do perfil que quer construir (ainda há pouco desapareceu do seio de nós um dos mais incompreendidos escritores - José Saramago);
    - Perguntar-me-ão: "Já leu os seus livros e/ou tenciona lê-los?";
    - Prontamente responderei: - Não li nem tenciono ler pois não me seduzem os anúncios acerca dos seus conteúdos";
    - Mas não foi, contudo, por isso, que deixei de ter a honra de o conhecer e cumprimentar e de lhe prestar a mu«inha homenagem;
    - Arrojo, áudácia e irreverência são, para mim predicados, dos quais, que nunca abdicarei bem como nunca deixarei de aplaudir, mesmo que não concorde com o seu sumo ou os seus pilares;
    - O Jovem Pedro, na sua caminhada da vida, há-de levar muita porrada e aprenderá, estou certo, há-de polir-se e, um dia, atingirá o patamar máximo do que as suas capacidades permitirem em perfeição;
    - O seu interlocutor (mais uma vez anónimo/medroso) entra esbafuridamente em conflito com ele, sem recurso à que devia ser a sua magnânima sabedoria acumulada pela experiência da vida em alternativa à transmissão de uma pedadogogia salutar e contrutiva;
    - Conhecerá, Sua Exceência, estes simples mas nobres conceitos?
    - Percebe-se que tê-los-á aprendido um dia porém, talvez por alguma mordida recente de um cão raivoso, preferiu desferir uma série de rajadas sem jeito que não tiveram sequer a capacidade de atingir o alvo, tal foi a falta de pontaria;
    - O Jovem Pedro, esse, defendeu-se como pode;
    - Terá razão no que resolver tornar público?
    - Para mim, sinceramente, não é tema para este foro ==> que se sentir mal, que se defenda.

    Quero ainda aqui dizer que, corro o risco de estar a ferir a susceptibilidade de, quiçá, algum amigo mas, quem me conhece, sabe bem que comigo pode vir falar para directo esclarecimento.

    Digo ainda, em tempo, que o respeito de amizade pessoal e institucional que tenho e tive para com o Prof. Jorge Saldanha é e será o mesmo de sempre e, por tal efeito, não emitirei qualquer comentário sober o que a si aqui diga se tenha feito menção.

    Saudações Goleganenses,

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  7. Tambem eu passei pela escola da golega! Também eu vi o Saldanha levar porrada! Também eu me ri! Também eu era novo na altura e achei piada.

    Gostei de ver tal como o pedro diz aqui que gostou. Nao que tenha nada contra o senhor, enquanto pessoa ou professor, mas sim porque as acho que ha alguns professores na escola da golega que se acostumaram à cadeira do poder e habituaram se de tal maneira que fazem o que lhes apetece! Isso é mau!

    E mau é pouco! Pk dá má fama à escola. Pk dá aso a controversias onde elas nao deviam existir. pk dá má fama aos outros professores que são bons professores e que pagam por tabela!

    E mais, a escola da golegã é uma escola que vai do 8 ao 80! Primeiro pk é uma escola pequena onde nao existem problemas das grandes escolas (como violencia, alcool, drogas...). Mas isso nao é pk tenha uma boa gestão apenas! è pk é uma escola pekena! Pk o saldanha esse nao percebe nada de ensino!

    Alias já andei na escola à uma catrefada de anos e ele ja la estava. Ja sai de la à uma catrefada de anos e ele ainda la continua. E irónicamente só me lembro de ele ter sido professor de uma turma ou outra de educação fisica, onde raramente aparecia! (so sabia faltar) e quando aparecia só sabia mandar os alunos dar voltas ao campo de jogos.

    Se isto é um bom professor,... enfim. E nao meto em causa que nao dê aulas por ser o director ou presidente do directivo executivo wherever... mas um bom director tambem tera que ser um bom professor! Ou pelo menos dar umas aulitas dvez em quando. Não é uma aula agora quando a escola foi criada e depois nunca mais.

    Se quisessemos um director que gerisse bem a escola, entao punha-se la um gestor e nao um professor.

    E continuando...

    A escola sempre teve professores com alunos preferidos e alunos com professores preferidos.
    O problema é que os professores com alunos preferidos (e agora respondendo ao anonimo) priviligiavam os alunos que preferiam! Isto digam o que disserem é verdade e sempre aconteceu na escola da golegã! E o proprio conselho cientifico e a gestao da escola ajuda a isso.

    Quem é que nao se lembra de alunos que tinham 5's ou 18/19 e 20's a tudo menos a uma disciplina ou outra, e depois para nao estragar a media e porque o aluno ate se portava bem e andava sempre atras do professor ou da professora la lhe aumentavam uns pontitos? Epa vêm se paki armar em politicos a atacar o Pedro e dizer aos autores do blog pa nao publicarem os textos dele.

    Mas o que é certo é que todos os que andaram na escola da golegã sabem que o saldanha é uma fachada! Nao é bom professor (sc se desse aulas ae poderia ser) e nao é bom gestor, só que dentro da escola ninguem se atreve a ir contra ele pk ja sabe o que lhe acontece a seguir! Basicamente é uma ditadura la dentro!

    ...

    ResponderEliminar
  8. E todos os que foram alunos na escola da golegã sabem que o que o Pedro Lino disse aqui neste texto dele é verdade e acontece la na escola! E nao venham agora os senhores politicos ah e tal aquilo nao se diz nao acontece, e se fosse um aluno a levar porrada... bla bla bla...

    Aquilo aconteceu, os alunos viram! os alunos comentaram! Os alunos gostaram de ver (por pior que custe dizer isto) e os alunos na altura acharam que as ameixas que o Marco Picha deu no saldanha foram mais que merecidas! Provavelmente muitos dos que viram e souberam gostariam de ter feito o mesmo.

    Isso aconteceu! è mau de dizer que gostaram de ver? Ate pode ser, mas o Pedro esta a escrever uma coluna humoristica, e esta a falar das recordaçoes da escolinha... a escola onde ele e muitos (sn todos os jovens e adultos da golega) passaram!

    Agora nao me venham com merdas (desculpem a linguagem mas tem mesmo de ser) a atacar a escrita do Pedro a dizer isto e aquilo só porque ele disse uma verdade que custa a dizer e que poucos têm coragem de dizer! Se o Pedro podia melhorar a escrita dele?! Ate podia, mas isso vai se fazendo, e uma coisa é dizer mos pa ele melhorar isto ou aquilo, outra é dizermos que ele nao presta só pk disse algo que na Golegã ngm tem coragem de dizer!

    PEDRO CONTINUA A ESCREVER! LEIO SEMPRE OS TEUS TEXTOS E ESCAVACO ME A RIR!

    CAGA PARA OS OUTROS PAh É SO DOR DE COTOVELO E SO SABEM VIR PAKI MISTURAR AS COISAS. NAO PERCEBEM NADA DO QUE É HUMOR!

    GOLEGA JOVEM AI DE VOCES QUE DEIXEM DE PUBLICAR OS TEXTOS DO PEDRO! SO PERDEM VISITAS! O PESSOAL GOSTA DA BOIA!



    ass: O ANÓNIMO que andou na escola e viu de facto o Saldanha a levar porrada!

    ResponderEliminar
  9. ressabiada é quem te fez as orelhas pa. deves ser professora da escola da golega. eu tbm ja la andei e aquilo que o pedro disse é tudo verdade

    ResponderEliminar
  10. cambada de cromos! A escola da golegã é tao boa quem quase nem tem alunos! principalmente no secundario em que se vao todos embora... ate mesmo os que tem a area que querem na escola vao embora... pk sera? ja pensaram? isso explica muita coisa!

    ResponderEliminar
  11. Caros visitantes, anónimos e não anónimos.

    A «Coluna da Bóia» trata de assuntos da juventude e da nossa terra de uma perspectiva critica e humoristica.


    Compreendemos que exista quem goste e quem não goste, mas a liberdade de expressão torna-se mais bonita se for empregue com educação. Como tal pedimos a Vossa moderação na linguagem utilizada nos comentários.

    Gostariamos ainda de esclarecer que o Pedro Lino tem todo o nosso apoio e esperamos que continue a contribuir para este espaço com a sua coluna por muito mais tempo.

    Cumps,

    GJ

    ResponderEliminar
  12. E eis que a Bóia soma e segue, semeando ódios e amores, é assim que acontece com tudo o que mexe com poderes instatalados, seja qual for a sua natureza!

    Parabéns ao Pedro Lino!

    Nuno Miguel Castelo

    ResponderEliminar
  13. Força Pedro, queremos mais Bóias, as verdades são para ser ditas =D

    ResponderEliminar
  14. Com tanta boia e com tanto calor, ja ia era uma banhoca!

    ResponderEliminar
  15. Carríssimos,

    Agradeço a todos pelos comentários, críticas, opiniões, sugestões e a posta de pescada do primeiro anónimo.

    A liberdade de expressão é bonita e o esforço e trabalho do GJ também. Não é tarefa fácil tentar aproximar os jovens que as pessoas da Golegã tanto espantam.

    Quanto aos alunos que frequetam ou frequentaram a escola da Golegã, os meus sentimentos. Eu também faço parte das vítimas.

    Um abraço,
    Pedro Lino

    ResponderEliminar
  16. Os meus sentimentos para ti!!!! Por teres tão pequeno cérebro! Lá porque és burro e demonstras a tua burrice a cada palavra que escreves, a culpa não é da Escola Mestre Martins Correia, nem dos professores que lá dão aulas! é única e exclusivamente tua!!!! (e sim...estou a ser perfeitamente moderado na linguagem) Nunca fizeste nada! Nunca fizeste um esforço para ser decente e tentar aprender! Faltaste ao respeito a diversos professores, agias como ignorante, irresponsável e mal educado! (Eu estava lá, eu sei!!escusas de dizer que não e todos os que aqui escreveram também sabem disso!!!).

    Andei na Escola Mestre Martins da Golegã e tenho muito orgulho nisso!!! Tive alguns dos melhores professores que já conheci, pessoas decentes, integras, responsáveis e eficientes no seu trabalho. Referências! Cresci com isso e, felizmente, num mundo que supera em muito a mediocridade e tenho hoje, por isso, um futuro prometedor pela frente.

    Continua a escrever. Claramente tens leitores que gostam. Mas ao menos tenta ter uma postura responsável e realista sobre os FACTOS (podem ser artigos de opinião, mas factos, são factos!!!). Humor não tem de ser insultuoso!!

    ResponderEliminar
  17. (só mais uma coisinha...)

    não digo que todos os professores sejam fantásticos, claro. Isso todos sabemos....mas quando lá andavas nem bons nem maus sabias respeitar.

    Relativamente à história do Prof. Saldanha é verdade! Provavelmente também é verdade que não é o melhor director possível(concordo plenamente), mas já agora quem proponham??? Não é só dizer mal!! Esta juventude que se pretende tão activa, que é tão crítica, tem propostas?? Dizer mal toda a gente sabe... façamos disto uma discussão construtiva!

    ResponderEliminar
  18. anónimo foi mesmo assim?

    isto de anonimos deixarem 1 post e depois se auto comentarem é brutal... gostava de saber o que tem contra o dito PL...

    dor de cotovelo é o que é! por isso é que esta terra nunca ha de andar para a frente.

    Até aposto que é algum dos preferidinhos que anda para aqui a mandar bacuradas (e sim é linguagem moderada!).

    ResponderEliminar
  19. o ultimo professor que se atreveu a candidatar contra o saldanha... a coisa nao lhe correu muito bem!

    Ou ja nao se lembram?

    ResponderEliminar
  20. Não me pagam para ter paciência-extra.

    A Golegã é muito fechada a si mesmo e tem uma mentalidade da qual eu não me identifico. Talvez seja por isso que eu não lá ponho os pés desde a Páscoa e que a maioria dos jovens quando sai da terra e convive com outro tipo de pessoas já não tem vontade de voltar à Golegã.

    E a partir de agora, só responderei a comentários desse género que estejam devidamente identificados. Sigam o exemplo do Sr Rui Sardinha que crítica de modo construtivo e que se identifica sempre.

    Toda a gente é livre de dizer aquilo que quer. Só é pena que nem toda a gente tenha a coragem de faze-lo assumidamente.


    Pedro Lino

    P.S. - Caso não queiram mais a «Coluna da Bóia», peço que falem com o projecto GJ, pois foram eles que me convidaram e fizeram a sugestão.

    ResponderEliminar
  21. Se calhar o que o Saldanha precisava era de outra passagem depois do que ele e o Brás fizeram ao Zé Roque.

    ResponderEliminar
  22. Quando conseguirmos que haja uma gestão, despolitizada, da escola da golegã, aí sim conseguiremos dar opções, "saidas", a todos os jovens do concelho! Ainda me lembro, quando passei do 9º para o 10º, não tinha de todo a noção que existiriam cursos secundários de Desporto, Artes, Economia, etc, e não apenas os escassos cursos secundários de Cientifico-Natural (agora Ciencias e Tecnologias) e Humanidades! Como muitos dos meus colegas seguimos o curso X porque a irmã do Zé também seguiu ou o curso Y simplesmente porque sim! Caberá ao Conselho Cientifico da Escola Mestre Martins Correia, apresentar informação, opções, soluções para o futuro, cada vez menos risonho dos nossos jovens Goleganenses!

    Pedro Nazário

    ResponderEliminar