9 de janeiro de 2010

Turismo na Golegã

Desde o inicio do mês, que se encontra à disposição de todos os turistas, que visitem a nossa terra, um carro de cavalos para descobrir e conhecer os principais locais de interesse turístico do concelho. Este serviço turistico, funciona diáriamente (incluindo fim-de-semanas) e estará disponível através de um simples telefonema para o número indicado em vários locais públicos ou através de marcação no posto de turismo ou no Equuspolis.


(clica para visualizar a noticia publicada no jornal "O Ribatejo")


Segundo Veiga Maltez, em entrevista ao Jornal O Ribatejo, o projecto "visa colmatar uma vertente turística que faltava na Golegã, que tem no cavalo e na envolvente do mundo equestre os seus principais factores de afirmação".

De notar que o nosso concelho tem um enorme potencial turistico, sendo esta iniciativa bastante importante para o continuo desenvolvimento do turismo equestre. Aliás, se bem aproveitado, o sector turistico poderia assumir um papel preponderante na criação de novos postos de trabalho (nomeadamente para os jovens que quisessem permanecer no concelho).

Infelizmente, verificamos que todo este potencial tem vindo a ser aproveitado de uma forma bastante arcaica. Não existindo capacidade, por parte das entidades competentes, para articular o investimento no turismo equestre com outros tipos de turismo menos explorados no concelho, nomeadamente o turismo cultural, o turismo rural, o ecoturismo e o agroturismo.

2 comentários:

  1. Boa iniciativa em meu entender, contudo temo que esta seja mais uma iniciativa isolada.

    Repare-se que esta iniciativa da C.M.Golegã não está articulada com nenhum tipo de turismo seja ele cultural, equestre, rural ou de natureza, todos eles possíveis, mas não concretizados no concelho da Golegã.

    E esta desarticulação é notória quando ela pré-existe ao estabelecimento de parcerias e ao contacto com os parceiros "naturais" em matéria de turismo no concelho - restaurantes, hotel/ outros alojamentos e comércio local.

    É louvável o desenvolvimento da oferta existente a quem nos visita, no entanto não podemos continuar a investir dinheiro sem que haja primeiro um projecto turístico para o concelho que tire partido das potencialidades turísticas existentes.

    Nomeadamente articulando a oferta cultural já existente (permanente e temporária), o turismo equestre com a procura de mais provas equestres para o concelho (procurando trazer "vida" ao largo do Arneiro durante os restantes meses do ano), com um roteiro de visita aos monumentos existentes devidamente acompanhado, com a criação de passeios a cavalo pelos campos do concelho.

    Apostar no turismo de natureza através da Reserva Naturaldo Paúl do Boquilobo.

    Entre outras iniciativas que me escuso agora de elencar.

    Somando a tudo isto uma promoção desta oferta na B.T.L.(Bolsa de Turismo de Lisboa) e junto dos parceiros de negócio ideais - agências de viagens, empresas que criam pacotes de experiências turísticas e de lazer para empresas e pariculares como a conhecida "Vida é Bela", as "Smart Box", entre outras - quer nacionais quer estrangeiros).

    Nuno Miguel Castelo

    ResponderEliminar
  2. Caro Nuno,

    Não deixa de ter razão.

    Contudo arriscaríamos dizer que, muito provavelmente o problema resume-se à não existência de um departamento de turismo na Câmara Municipal da Golegã.

    É que realmente existe um potencial turístico tremendo no nosso concelho e existem infra-estruturas, mas isso de nada serve senão existir nenhum plano estratégico e/ou de acção em matéria de turismo. E essa lacuna sente-se.

    Claro que não menosprezamos as iniciativas existentes, como é o caso do carro de cavalos, aliás vangloriamo-las. Mas por vezes é necessário existir articulação de serviços e divulgação dos mesmos.

    Mas o turismo na Golegã ficará uma matéria para explorar mais à frente, quando conseguirmos recolher mais informações sobre o assunto. Fica a promessa.

    Cumprimentos,

    GOLEGA JOVEM

    ResponderEliminar