18 de junho de 2010

Faleceu José Saramago!



(clique para ver o slideshow)

Aos 87 anos, José Saramago faleceu vítima de cancro na sua casa em Lanzarote. Segundo o site da Fundação José Saramago deu lugar a uma única página, com a mensagem:

"Hoje, sexta-feira, 18 de Junho, José Saramago faleceu às 12.30 horas na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila."

Segundo o site do El Mundo, que indica como fonte a família do escritor, José Saramago "tinha passado uma noite tranquila. Depois de tomar o pequeno-almoço, normalmente, e de ter conversado com a mulher, começou a sentir-se mal e pouco depois faleceu".

Uma enorme perda para a Azinhaga, o Concelho da Golegã, Portugal e para o Mundo!

15 comentários:

  1. Está na Azinhaga. Sentado.

    ResponderEliminar
  2. Paz a sua alma. Respeito pelo homem, pelo escritor e pelo politico!
    A luta continua Saramago!

    ResponderEliminar
  3. Está na Azinhaga. Sentado.

    ResponderEliminar
  4. Está em Lisboa. Deitado.

    ResponderEliminar
  5. Está na Azinhaga. Sentado.

    ResponderEliminar
  6. Está nas prateleiras e estantes. Em pé.

    ResponderEliminar
  7. Está nos campos da Azinhaga. Em espirito.

    ResponderEliminar
  8. Está na Azinhaga. Sentado.

    ResponderEliminar
  9. ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA GOLEGÃ
    GRUPO PARLAMENTAR DO PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA

    VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JOSÉ SARAMAGO

    O PSD da Golegã e a JSD da Golegã propõem a esta Assembleia que aprove um voto de pesar pelo falecimento de José Saramago,azinhaguense, e o único português galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.

    José Saramago foi, reconhecidamente, uma figura destacada da cultura portuguesa, marcando com o seu estilo, uma fase importante da literatura
    portuguesa dos anos mais recentes.

    A morte não é um tempo nem para oportunismos ideológicos, nem para aproveitamentos partidários absolutamente condenáveis. A morte é, tãosomente,um momento de recordação e de luto.

    Assim sendo, cabe à Assembleia Municipal da Golegã manifestar o seu pesar pelo falecimento do escritor e Prémio Nobel da Literatura, José
    Saramago, e estender as suas condolências aos seus familiares.

    ResponderEliminar
  10. ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA GOLEGÃ
    GRUPO PARLAMENTAR DO PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA

    PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UM PROJECTO MUNICIPAL DE
    DIVULGAÇÃO INTERGERACIONAL DA VIDA E OBRA DE JOSÉ SARAMAGO

    O PSD da Golegã e a JSD da Golegã propõem à Câmara Municipal da Golegã a criação de um projecto municipal de divulgação inter-geracional da vida e obra de José Saramago.
    Sugerimos assim:

    1. A instituição do dia de José Saramago com workshops de escrita e leitura dos livros de José Saramago nas bibliotecas do Concelho, com exposição e conferência sobre a escrita do autor;

    2. A criação de uma Bolsa de Estudos José Saramago para apoio a jovens do concelho que sigam cursos superiores na área de letras;

    Para a concretização de qualquer das sugestões acima, entende-se como sendo de todo fundamental o estabelecimento de parcerias entre a Câmara Municipal da Golegã e a Junta de Freguesia de Azinhaga, e eventualmente a Fundação José Saramago.

    O Partido Social Democrata da Golegã entende ser esta uma forma de homenagear o escritor, levando o seu nome através das futuras gerações de crianças e jovens da sua terra, possibilitando a estes usufruírem plenamente do seu legado.

    PROPOSTA APROVADA (SEM VOTO FAVORÁVEL DO PS)

    ResponderEliminar
  11. Está na Azinhaga. Sentado.

    ResponderEliminar
  12. Lol pelo menos no fim de morto serviu para alguma coisa! agora vamos la ver se realmnte ixo anda pa frente ou sn paxa do papel! E bolsa pos jovens grupes... è caso pa dizer, ver pa crer!

    ResponderEliminar
  13. Prezado Anónimo,

    É pertinente este seu comentário de um lado e infeliz pelo outro.

    Infeliz pela forma como aborda José Saramago e o seu falecimento.

    Mas muito pertinente pela abordagem incrédula, de quem ,presumo eu, é jovem e munícipe do concelho da Golegã e não acredita que o executivo da Câmara Municipal actual dê forma a uma proposta da oposição muito embora tenha ela sido aprovada em sede de Assembleia Municipal.

    Nuno Miguel Castelo

    ResponderEliminar
  14. Está na Azinhaga. Sentado.

    ResponderEliminar