26 de maio de 2010

Estátua Polémica na Golegã - “Cruz da Vida”


O Executivo Municipal aproveitou a realização da ExpoÉgua para inaugurar a escultura “Cruz da Vida”, da autoria do Dr. José Augusto Coimbra (Zaug), instalada no Largo Fernanda Côrte Real, junto do Câmara Municipal.

Segundo o escultor, que teve um discurso humilde, “Os lugares fazem-se pela passagem de pessoas. Aqui virão pessoas e depois voltarão ou não”, afirmou, dando a entender que nem todos poderão apreciar a sua obra.

Segundo Veiga Maltez, presidente da Câmara Municipal, a peça significa a amizade entre o animal e o homem.

Segundo artigo publicado na revista da Câmara Municipal da Golegã, a peça representa: “o nascer simbolizado pela gravidez, até à morte que nos é dada por Deus como uma cruz, entre o nascer e o morrer temos uma coisa que se chama tempo. É nossa obrigação usá-lo e gozá-lo. Simboliza-se a Mulher com as extremidades da Égua, pela força que necessitamos para o usufruir”.

Segundo algumas mulheres da Golegã, a peça é claramente uma afronta, e dá a entender que as “as mulheres da Golegã são como as éguas”.

Nós por cá sinceramente não gostamos. Contudo a arte é subjectiva e cada um interpreta à sua maneira. Mas ficamos a pensar... de onde é que vêm os dinheiros para a inauguração de tantas estátuas no concelho da Golegã? Será que o nosso concelho é excepção à crise?

Talvez seja esta a explicação para o facto de vivermos num concelho onde pagamos todas as taxas municipais MÁXIMAS possiveis!

Enfim, fica a foto, para que cada um possa fazer o seu julgamento.


34 comentários:

  1. Isto é uma anormalidade do pior.

    Considero, aliás, como um verdadeiro embuste.

    Uma situação vergonhosa, começando-se finalmente a perceber o que vai, e provavelmente sempre foi, na cabeça de quem devia pensar em coisas bem mais úteis para os munícipes do seu concelho.

    O Sr. Presidente da Câmara, se conseguisse assimilar a força desta vergonha, devia abandonar imediatamente a Gestão do Município.

    O Pórtico, que ainda terá que ser muito bem explicado, é uma formiga perante uma monstruosidade destas.

    Pior ainda são, pelo relato, as extrapolações feitas às mulheres goleganenses.

    Até aqui, tem-se dado o benefício da dúvida quanto a um vasto conjunto de situações hilariantes que temos vindo a ssistir ao longo dos últimos anos, apenas porque têm sido acompanhadas de algumas coisas com uma certa utilidade.

    Digo mesmo daqui:
    - Basta Sr. Presidente, demita-se e entregue a Câmara ao seu Vice-Presidente, o qual, pelo menos me parece, terá, até prova em contrário, uma postura e um discernimento absolutamente incomparáveis.

    Até à próxima Assembleia Municipal,

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  2. isto é pura arte!
    hehehe :P

    ResponderEliminar
  3. É pura arte mas de muito baixo nível...
    P: eheheh

    ResponderEliminar
  4. O maltezinho é que foi um ganda artista que fez um favor a um amigo com uma estatua e uma exposiçao! É que aquilo nao tem aver com nd, nem com mulheres da golegã, nem com cavalos quase tem, a unica coisa é mm os cascos de uma mulher.

    Isto é mas é puro DESRESPEITO!

    Nao deviamos era deixar que ele insultasse o nosso bom nome. Qual é a imagem que passa de nós mulheres da golegã? Uma mulher submissa, de cabeça baixa, prenha, cú para o ar pronto a servir.

    É esta a ideia que aquela estatua dá de nós a quem vier visitar a golegã!

    ResponderEliminar
  5. Ainda vou ver o maltezinho a matar a fome de sexo de volta da estatua

    ResponderEliminar
  6. Não se concorda mas haja decoro, pese embora, percebamos que fica muito difícil dar uma tónica superior em provocação tão inferior.

    O pórtico e esta estátua, parecem o Presunto em cima do Pão de Forma...

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  7. "Uma mulher submissa, de cabeça baixa, prenha, cú para o ar pronto a servir."

    Esta, caro amigo, foi a mais sincera homenagem que o Sr. Presidente quis prestar a todos quantos votaram nele.

    ResponderEliminar
  8. ESTA ESTÁTUA É UMA VERGONHA!

    ResponderEliminar
  9. Com muita pena minha vejo é muita gente da minha terra com a mente completamente fechada. Saiam, vejam coisas diferentes, coisas novas, abram a mente... e depois opinem então sem ser com tanto negativismo, ou façam um esforço para entender a obra. É muito mais facil mandar duas postas de pescada para ar do que fazer qualquer esforço intelectual para primeiro avaliar a obra em si.
    Faz-me lembrar, decerto modo, a estatua de alpiarça e toda a polémica que gerou em seu torno... entao tambem não gostam dela? Desrespeita as mulheres de alpiarça? Segundo o que sei nem por sombras...
    Sei que gostos são gostos, não se discutem. Eu concordo com a visão do artista. mas isto sou eu.
    "Open mind for a diferent view" ja diziam os velhinhos metallica.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. A estátua de Alpiarça é uma verdadeira Obra-Prima e realizada por um Escultor Ímpar e de imenso respeito.

    Do seu vasto Curricullum constam aqui à volta:
    --> Estátua de José Saramago na Azinhaga;
    --> Estátua da Lavoura na Chamusca;
    --> Estátua dos Bois nos Riachos.

    Não uma única na Vila da Golegã que cheguem à classe destes trabalhos do Aramando Ferreira.

    A nova estátua da Golegã não é desastrada só pelo seu efeito. É-o sim e com maior agravante pelo aparente justificativo que se lhe deu.

    Com a sua demissão da Câmara Municipal, o Sr. Presidente devia levá-la consigo pois, para mim, não representa mais que um insulto.

    Que pena que eu tenho de não poder estar na Assembleia Municipal de Junho...

    "Open mind", sim, mas cautela pois "Open mind" em demasia traz matérias para a discussão que fazem cá tanta falta como a fome!!!

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  11. Carissimos,

    Concordamos com algumas coisas do que aqui foi dito, outras nem por isso.

    Mas este blog sempre manterá a liberdade de expressão. Pedimos apenas que tenham tento na lingua e moderem os Vossos comentários.

    Obrigado,

    GOLEGÃ JOVEM

    ResponderEliminar
  12. Espero realmente que o pedido "...tenham tento na língua e moderem os Vossos comentários" seja seguido por alguns utilizadores do blog. Podemos não estar de acordo, com a estátua, mas isso não justifica que se utilize o insulto. A Arte permite sempre várias leituras, e quantas vezes só com o tempo, aprendemos a apreciar. Há 30 anos atrás, por altura de uma exposição do Mestre Martins Correia na Golegã, também ouvi muitas opiniões contra. Pensei que em 2010, a Golegã, já estaria mais disponível, mais aberta à diferença, mas pelos vistos ainda não. Esperemos que os jovens da Golegã, consigam marcar a diferença.

    ResponderEliminar
  13. Em jeito de resposta ao Senhor Rui Augusto Sardinha, será que não podemos apreciar a obra, boa ou má, apenas por existirem artistas com um nome mais conceituado e este artista não é conhecido? Ou será que devemos, como o Senhor acabou de fazer com o seu comentário, simplesmente dizer mal do que é feito no nosso concelho apenas porque não é e passo a citar "uma verdadeira Obra-Prima e realizada por um Escultor Ímpar e de imenso respeito"! A arte serve para impressionar e causar impacto! Cada um retira dela o que quiser, ou o que a mente deixar.

    Espero que num sítio virado para a inovação como é este blog, todos consigamos olhar para o que é feito no nosso concelho, criticar é certo, tentar melhorar, mas acima de tudo retirar o que é de bom e que existe na nossa terra e não simplesmente deitar a baixo, um pouco como o derrotado, que diz sempre mal do vencedor!

    Abraço...

    ResponderEliminar
  14. Caro(a) Amigo(a),

    Não se trata nada do que disse.

    Se quiser deitar abaixo, deite o que quiser e puder.

    Trata-se, isso sim, de frontalmente dizer a minha opinião, sem faltar ao respeito.

    E, relativamente ao caso em apreço, nada tem a ver com o Escultor, o qual ainda não tive a oportinidade de conhecer.

    Percebe-se, aliás, que é um Artista.

    A questão simples reside no suposto justificativo para a estátua e, também na própria estátua.

    Na minha opinião e certamente na opinião de muitos, é totalmente desadequada à Vila da Golegã, considero-a uma vergonha imensa e ainda um insulto.

    A minha Terra não merecia uma coisa destas.

    Repito, o Sr. Presidente da Câmara deveria assumir a simensão desta vergonha, demitindo-se e levando a estátua com ele.

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  15. Com todo o respeito, deixo aqui a questão:

    "O que é que esta estátua, pelos vistos tão popular, tem a ver com a demissão do presidente da câmara da Golegã, homem que,quer queiramos quer não, deu á Golegã uma dimensão a nível nacional, que nunca tivemos?"

    Estamos a misturar assuntos, mas aqui quem está a querer deitar abaixo não sou eu...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  16. Não está em causa o que de bom e mau tem feito pela Golegã, já que isso levaria a outras discussões e até porque estratégias de actuação são sempre questionáveis e haverá sempre que esteja a favor e quem esteja contra.

    Para melhor clarificar, perceba-se que não me competirá nunca enaltecer seja o que for que tenha vindo de sua lavra e que possa ser considerado de bom.

    Essa é e tem sido uma tarefa mais que publicitada aos sete ventos pelo próprio.

    Mais ainda, o que de bom possa ter sido feito, usufruirei, como por vezes já o tenho feito porém, em silêncio.

    O que não concordar terá sempre a minha crítica.

    A sugestão da demissão tem puramente a ver com o ridículo da estátua e com a vergonha a que sinto a Golegã ter sido subitamente exposta.

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  17. Esta estatua não tem nada haver com a demissão do presidente da camara, o SR(a) diz que ele deu dimensão nacional a Gole´~a com quê os cavalos!!!! e os cheiros dos boeiros nas ruas, a falta de pressão na rede de água, não se pode ter uma ovelha dentro do quintal devido aos riscos para a saude publica mas pode-se ter os cavalos que se quizerem? Quantos empregos foram criados durante os mandatos deste SR.? Se não sabe informe-se pois a maioria das obras realizadas por ele já vinham projectadas dos mandatos anteriores (Igreja, Relvas,...). O que fez este Sr para trazer pessoas para dentro da Golegã, mudou os sentidos do transito, mas quem anda a cavalo pode andar como quiser (qualquer sentido). Quantas lojas existem dentro da Golegã, quantas estatuas e bustos, eu disse lojas não cafes ou restaurantes. E o Sr(a) diz que este senhor deu dimensão á Golega por causa do consumo de alcool durante a feira, pois nessa altura a Golegão é muito conhecida por sr a capital do alcool. Pois eu como Goleganense não gosto desta estatua por uma simples questão não tenho a imagem das mulheres como sendo iguais as éguas. Para o Sr Rui Sardinha tenho pena que o Sr não consiga manter o mesmo discurso(comentarios gastronomia) duas vezes iguais pois primeiro critica o comentario dos outros e depois vem dizer que é contra a estatua.

    ResponderEliminar
  18. O Livre Pensamento permite-nos ter opinião frontal.

    Por vezes enganamo-nos e efectuamos correcções de opinião, seja por optimização, seja por constatação de erro directo ou induzido.

    Nunca abdicarei de tal postura, mesmo correndo o risco de alguma vez me virem dizer que possa ter mudado de opinião.

    Não tenho, nem nunca tive problemas em carregar esse tipo de cruzes.

    Aceito que possa haver quem nunca mude de opinião mesmo que caminhe para o abismo.

    Abraços,

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  19. Sinceramente, fico bastante desiludido ao ler comentários destes, feitos por pessoas da Golegã.

    Se a Golegã é a feira do Álcool? Sê-lo á porquê? De quem será a culpa?

    Disse que a Golegã tinha sido elevada a nível nacional pelos cavalos. Pergunto agora eu, "Qual é o Problema?". Obviamente que a Golegã teria que aproveitar o que de melhor e mais raro tem na sua terra, para se conseguir distinguir, tal como outras localidades aproveitaram o que lhes era próprio e único, para promover a sua terra!

    Desde que me lembro, sempre ouvi pessoas a criticar a feira do cavalo, mas curiosamente, sempre vi essas mesmas pessoas a desfrutar do que a feira tem de melhor! Talvez esteja no sangue criticar, mas quem critica, para além de o fazer, tem que saber apresentar mais e melhores ideias!

    O senhor não gosta da feira do cavalo? Paciência, á milhares que gostam e fazem questão de o demonstrar todos os anos.

    Deixo ainda um reparo: Um cidadão com o seu discurso, certamente tem a memória bastante curta! Será que não se lembra de como era a Golegã, antes de este presidente exercer funções? Certamente gostaria mais de viver numa Golegã porca, mal arranjada e com maus acessos, tal como era no passado!

    Ps: Não se exalte e escreva com calma! É que torna-se difícil decifrar o seu "maralhal" de ideias turvas e antiquadas!

    ResponderEliminar
  20. A Golegã hoje tem um perfil diferente do que teve no passado.

    Se será melhor ou pior, depende certamente dos pontos de vista.

    Mas há uma coisa que é certa: os autarcas que têm gerido a Golegã parece-me que se têm vindo a pautar por esforço e dedicação.

    Também não lhes competiria outra coisa, no âmbito do que estiveram e estão a obrigados a cumprir.

    Recordo que, goste-se ou não, há mais de 15 anos que não há registo de falhas na rede de abastecimento águas.

    E porquê?
    - Porque houve um Presidente, que não este, que fez toda essa obra escondida e dotou o Município da Golegã de uma infraestrutura que ainda hoje funciona e funcionará certamente por muitos anos sem falhas.

    Recordo ainda o que era o suplício das limpezas quasi permanentes das fossas acépticas, que terminou há mais de 25 anos.

    E porquê?
    - Porque houve um Presidente, que não este que fez outra importante obra escondida e da qual já pouca gente se lembra.

    Mas muito mais exemplos havia aqui para contar. Bons exemplos de outros Presidentes, que não este.

    E escrevo apenas estas palavras porque me custa ver alguém recordar a nossa Terra como "porca, mal arranjada e com maus acessos".

    Não há nada pior que é ver alguém ficar, em delírio e embevecido, como que a venerar outrém que até o poderia merecer mas que, na minha perspectiva não o merece dada a quantidade de situações hilariantes a que se tem publicamente associado, tristemente corrobradas por esta vergonha que a estátuta e sua justificação, sinto representarem para a Golegã e para os Goleganenses.

    Mesmo com alguns(umas) a continuaem temerosamente a emitir opiniões sem assinatura,

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  21. Mais porca do que fica nos dias a seguir à realização da Feira é um bocado impossivel!

    Só não sabe isso quem conhece a Golegã de chegar no 1.º dia de Feira e ir embora no último dia.

    E temos de concordar com o Sr Rui Sardinha! A Golegã de hoje não é apenas o reflexo do trabalho do Sr José Maltez. Este presidente tem feito um bom trabalho de embelezamento da Golegã, mas as obras estruturais mais importantes no concelho foram realizadas pelos seus antecessores!

    Até porque dar uma esfrega, colocar umas relvas e uns vasos todos sao capazes de por, mas obras estruturais que não sao vistas aos olhos do municipe, que custam milhares de euros, e que são sempre controversas... essas só alguns têm a ousadia de o fazer!

    O Sr. Jose Maltez já fez algumas, mas apenas em prol do cavalo (Equuspolis, Estatuas de cavalos e toureiros, Portico, Hippos...), é isso que se lamenta... que este presidente que nao arrisque também a fazer obras estruturais mais importantes!

    ResponderEliminar
  22. tou a komessar a ficar enervado

    ResponderEliminar
  23. tuo a komessar a ficar enervado

    ResponderEliminar
  24. Rui Sardinha, aqui quem é hilariante é o Senhor!

    A partir do momento em que diz que, e passo a citar: "Para melhor clarificar, perceba-se que não me competirá nunca enaltecer seja o que for que tenha vindo de sua lavra (José Maltez) e que possa ser considerado de bom.

    Essa é e tem sido uma tarefa mais que publicitada aos sete ventos pelo próprio.

    Mais ainda, o que de bom possa ter sido feito, usufruirei, como por vezes já o tenho feito porém, em silêncio."

    Bom, se estas afirmações não são hilariantes, são pelo menos tristes e rídiculas! Conseguimos todos ficar a saber o tipo de pessoa que é...

    Ps: A partir de agora podem ficar com as discussões do deita abaixo constante e da estupidez permanente, que não comento mais este blog... Este presidente pelo menos tem que ser louvado por toda a mesquinhez que teve de aturar. Há realmente gente muito mal agradecida...

    ResponderEliminar
  25. Por este andar vão ter de mudar o nome ao blog, talvez para" espaço da má língua".
    Como tudo seria diferente se as pessoas fossem mais tolerantes!

    ResponderEliminar
  26. Onde está a sua tolerância caro anónimo?

    Já à muitos anos que não vou á minha terra, e possivelmente não tenho direito a comentar, mas já á algum tempo que acompanho a actividade e as discussoes deste blog e desta vez não consegui ficar indiferente.

    Senhor anónimo a culpa não é do espaço, é das pessoas. E as pessoas essas existem neste espaço, são as que existem na Golegã.

    A única diferença é que aqui muitas não assinam quando comentam. Não mostram a cara. É a única diferença.

    Poderiamos por certo aconselher o/a golega jovem a moderar os comentários e a apagar os que achar menos apropriados, mas depois ai entrariamos noutra questão: criterios utilizados para apagar os comentarios ou nao.

    Ai possivelmente o espaço tambem teria que mudar de nome, talvez para "espaço de censura" ou "espaço anti liberdade de expressao"...

    Com isto quero apenas dizer que o problema nao é deste ou doutro qualquer blog. O problema é das pessoas da golegã que nao evoluiram e são mesquinhas e gostam de falar por tras, mas nao gostam de assumir o que dizem. Ja o era na minha altura e parece que continua a ser. Hà coisas que não mudam.

    Pelo que tenho vindo a acompanhar, sinceramente acho que o Sr Rui Sardinha tem um ponto de vista muito 8 ou 80 e não concordo com muito do que diz. Aliás quase nada. Mas reconheço lhe a sua coragem de assumir o que assina. Vejo aqui muitos que não o fazem.

    Relativamente a este espaço, ha coisas que concordo, outras que nao concordo. Como em tudo na vida. Mas é interessante ver nascer projectos destes na terra onde cresci. Acho que nos possibilita uma visao diferente daquela que é a Golegã apenas quando voltamos por 2 ou 3 dias de passagem.

    Por isso louvo a coragem, ainda que por trás de um pseudónimo (espero um dia saber quem está por detras do blog)! Continuem assim, sejam espaço de má lingua, espaço de censura, espaço golega jovem, espaço o que quiserem, mas continuem a trabalhar e não liguem a quem manda estas bocas que apenas tem dor de cotovelo.

    Os jovens desta terra merecem que exista um projecto assim! Parabens e continuem!


    José Maria Silva

    ResponderEliminar
  27. Não lhe atribuí, a si, características de hilariante ou perfil de ridículo.

    Sintir-se-á assim também? Pois que o sinta, Sr. Anónimo, enfiando o barrete até às unhas dos pés, que se calhar também andam escondidas.

    Nunca lhe pedi que gostasse dos meus comentários, pode ser que um dia venha a gostar.

    Sr. José Maria Silva, caro Goleganense, os meus agradecimentos pelos comentários e pela frontalidade.

    Já percebi que também gosta de pegar toiros de caras.

    Olhe que essa dos cotovelos só serve a quem se convence que vai ganhar e afinal perde.

    E ainda assim, perde o quê?!?

    Talvez com mais alguma experiência de proximidade pelo concelho da Golegã ajudasse a compreender quem, na prática, tem razões para ter dor de cotovelo.

    O meu nome é sobejamente conhecido na Golegã mas, sinceramente, estou com uma terrível dificuldade para identificar o José Maria Silva.

    Respeitosamente,

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  28. Considero uma escultura de um excelente artista.
    Cruz Alves

    ResponderEliminar
  29. separemos a politica da arte e sejamos claros

    ResponderEliminar
  30. A Golegã tem esculturas do mais elevado nivel artistico português,do meste Martins Correia, parecendo que alguns goleganenses o desvalorizam, lido em post anterior.

    ResponderEliminar
  31. Caros amigos
    Em arte o que vale é a obra e não quem a faz.
    Tenho estado atento aos vossos comentários e brevemente darei a minha opinião.
    Considero o tempo como o justiçeiro, assim aguardo mais um pouco.
    Abraço
    Zaug

    ResponderEliminar
  32. Tenho 63 anos. Visitei a Golegã pela mão do meu saudoso Pai que conhecia Portugal de lés-a-lés. Teria talvez os meus 17 anos, em plena adolescência. Fiquei admirado com a vossa bela terra, então!
    Hoje verifiquei que a Golegã está linda, bonita, simpática. Deverão ter orgulho nela, pois apesar destes requisitos é conhecida a nível mundial também pelos seus cavalos, pela boa estirpe genética dos mesmos, pelos toureiros e pelos touros.
    Sobre a estátua em causa, considerem se a obra fosse de um Picasso que tem agora em Málaga uma Exposição até Setembro sobre o cavalo, ou de Juan Miró escultor e pintor surrealista espanhol, para já não falar do mestre deste movimento o grande escultor e pintor Salvador Dali, se levantaria tanta celeuma!!! Pelo que já li dos vários posts fiquei com a impressão de que alguém andará a pretender misturar política com arte. É pena! No meu entender pelo que vi da obra intitulada Cruz da Vida, será uma ode à própria VIDA e não especificamente à mulher ou a qualquer animal irracional.
    Vi a satisfação espelhada no rosto do Presidente da Câmara e do seu Vice-Presidente com esta obra. Gostei de os ver juntos nesta feira da ExpoÉgua 2010. Muita saúde para ambos e que continuem a mostrar que na realidade amam a terra que os viu nascer e crescer.

    ResponderEliminar
  33. estatua orrivel vergonha

    ResponderEliminar
  34. Caros visitantes, anónimos e não anónimos,

    Temos pautado pelos principios da liberdade de expressão, intervindo apenas uma vez e solicitando moderação nos Vossos comentários.

    Contudo, observamos que alguns têm sérias dificuldade em faze-lo, levando a discussão para o lado pessoal. Nesse sentido, resolvemos por um ponto final neste tópico e fechar os comentários.

    Assumimos que quisemos levar o leitor a fazer uma análise custo/beneficio da colocação de tantas estátuas no nosso concelho e a reflectir um pouco nessa estratégia. E assumimos que não achamos a obra adequada à realidade da Golegã (até porque nem encaixa na a linha que tem vindo a ser seguida das outras estátuas do cavalo, do campino, lavoura, toureio,...) mas ressalvamos que nunca foi nossa intenção criticar o valor da obra "Cruz da Vida" enquanto arte. Até porque a arte é subjectiva e gostos não se discutem.

    Esperamos a Vossa compreensão e aproveitamos para apresentar as nossas sinceras desculpas ao autor,

    Cumprimentos,

    GJ

    ResponderEliminar