15 de março de 2010

Câmara Municipal da Golegã continua a esquecer os Jovens!

Numa breve visita pelo site da Câmara Municipal da Golegã, decidimos analisar os Relatórios de Actividade do Executivo para ver o que fazem aqueles que elegemos para tomar conta do nosso concelho.

(clique na imagem para abrir o Relatório de Actividades do Executivo Municipal)

Infelizmente, ao ler o Relatório de actividades, constatamos que o Executivo Municipal continua a esquecer-se dos jovens desta terra.

Ora vejamos, desde 10 de Dezembro de 2009 até 10 de Fevereiro de 2010, apenas conseguimos encontrar uma actividade directamente ligada aos jovens: "Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens". Só uma. Umazinha.

Mais grave ainda, foi quando começamos a ler e verificamos que essa mesma actividade nem sequer partiu do executivo. A sessão teve lugar "a pedido do Coordenador do Paralamento dos Jovens da Escola EB 2,3/S Mestre Martins Correia da Golegã" e a CMG apenas se limitou a aceder e a colaborar.

Mas não termina por aqui. Temos que ser justos e dizer que a culpa não é só do Sr. Presidente da Câmara e dos seus Vereadores. Não nos podemos esquecer que este mesmo relatório é enviado para apreciação da Assembleia Municipal (AM). Logo, a AM nunca deveria deixar isto acontecer. E segundo apuramos nas deliberações da última AM, não verificamos qualquer menção a este facto por parte de nenhum deputado ou bancada. É caso para questionar, afinal onde está a preocupação dos deputados municipais sobre os assuntos da Juventude?

Perguntamos:

- O que andam a fazer os senhores deputados municipais do PS, GIGA, PSD, CDU e CDS? Are you alive? Não parece.

- E onde param os jovens deputados municipais como Luís Godinho ou Francisco Rufino? Supostamente não deviam deixar passar estas questões em branco, ou deviam?

- E já agora, estamos a fazer confusão ou o Bruno Medinas não tinha sido eleito vereador? É que sinceramente a juventude desta terra deposita (depositava?) grandes expectativas nele, e até ver parecem todas ter caido em saco routo.

Dá vontade de dizer algo como:

NÓS TAMBÉM VIVEMOS AQUI!

18 comentários:

  1. O relatório de actividade é paupérrimo em várias matérias.

    Mas em matéria de juventude é pior que isso!

    Na última assembleia municipal ninguém falou em matéria de juventude. Ninguém, excepto eu, que no momento destinado ao público intervim (conforme aqui referi anteriormente), no sentido de em nome da JSD-Golegã, receber por parte executivo municipal explicações pelos sucessivos atrasos da instalação do Conselho Municipal de Juventude.

    Este órgão como tenho vindo a afirmar tem importantes competências em matéria de juventude, devendo funcionar como a dianteira da política jovem sendo um "aliado" dos jovens junto dos órgãos do município. Colaborando com estes na promoção de melhores políticas e projectos, procurando responder de forma eficaz aos problemas e anseios da juventude do concelho.
    O Conselho Municipal da Juventude pode e deve ser um verdadeiro fórum de discussão supra-partidário com uma única preocupação os Jovens do Concelho da Golegã!

    Resta dizer que esta questão não foi considerada com interesse pelo Presidente da Assembleia Municipal.

    Dá que pensar...!

    Quanto aos "intervenientes" da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal devem vir a público dizer o que andam a fazer!

    Digo apenas que perante a minha questão os Jovens e os menos jovens saíram rindo porque já era tarde e os sessenta e tal já estavam ganhos!
    Até houve quem dissesse em tom jucoso nos Passos do Concelho, fugindo das questões ou do frio, "podem ficar a falar para as paredes" e "vocês não vêem que nós aqui aprovamos o que queremos, não sei porque vêm para aqui com propostas"!

    E assim vai a Nossa Sobrevivência no Concelho!

    Nuno Miguel Castelo

    ResponderEliminar
  2. Caro Nuno,

    Muito nos agrada a sua participação neste espaço, com intervenções deveras interessantes.

    Todavia também não temos conhecimento de nenhuma intervenção relativamente a assuntos da juventude, por parte da bancada do PSD. Ou estamos errados?

    Pelo que nos parece o PSD não é excepção, nesta situação. E se estamos errados, então por favor sejam livres de nos mostrar que estamos. Agora ou no futuro. Seja o PSD, PS, GIGA, CDU ou CDS. Façam alguma coisa para inverter esta falta de desinteresse nos assuntos da juventude.

    Quanto às juventudes partidárias no nosso concelho, seja ela a JSD (que o Nuno fala) ou a JP, continuamos em crer que estão longe do papel que realmente poderão ter.

    Mas caro Nuno, o GOLEGÃ JOVEM quer ter razão! Queremos antes nos mostrem que estamos errados.

    É esse o nosso maior desejo.

    Cumprimentos,

    GOLEGÃ JOVEM

    ResponderEliminar
  3. Caros membros do GJ permitam-me pegar na v/ última frase "NÓS TAMBÉM VIVEMOS AQUI!" e perguntar o que têm feito (além deste trabalho anónimo) em prol da juventude do concelho?
    E já agora quais as cadeiras que ocuparam na última AM? Pois se os Srs. Deputados Municipais do PS, GIGA, PSD, CDU e CDS não têm demonstrado o interesse desejado relativamente à Juventude dirijam-se vocês às AM e intervenham no espaço dedicado à População.

    ResponderEliminar
  4. Caros membros do GJ permitam-me pegar na v/ última frase "NÓS TAMBÉM VIVEMOS AQUI!" e perguntar o que têm feito (além deste trabalho anónimo) em prol da juventude do concelho?
    E já agora quais as cadeiras que ocuparam na última AM? Pois se os Srs. Deputados Municipais do PS, GIGA, PSD, CDU e CDS não têm demonstrado o interesse desejado relativamente à Juventude dirijam-se vocês às AM e intervenham no espaço dedicado à População.

    ResponderEliminar
  5. Caros membros do GJ e visitantes devido a um erro da minha parte pensei que o 1.º comentário não tinha sido envidao pelo que enviei um 2.º, pela repetição peço desculpa a todos...

    ResponderEliminar
  6. Caro Hugo,

    O problema não reside no que o projecto GOLEGÃ JOVEM faz ou deixa de fazer.

    Não desviemos atenções. O problema é saber que este espaço (que pouco ou nada faz) já demonstrou mais preocupação sobre os jovens deste concelho, que todo o executivo municipal e a maioria dos deputados municipais juntos.

    E admitos Hugo: temos vergonha de admitir isso.

    O amigo porventura esteve presente na última AM?

    Acha que nos deixariam falar, ou será que receberiamos o mesmo tratamento de que jovem Nuno Castelo se queixa?

    ResponderEliminar
  7. Caros Amigos,

    O PPD/PSD da Golegã e Azinhaga tem obrigação de trabalhar também em prol do Jovens do seu concelho.

    E têm desempenhado esse papel, designadamente ao longo do último mandato autárquico com especial ênfase pela acção e voz do ex-Vereador Carlos Simões, não lhe sendo certamente difícil de aqui o poder demonstrar.

    Por outro lado, vejo-me aqui obrigado a lamentar o facto de termos novamente assistido a uma votação massiva no PS para a Assembleia Municipal quando a Lista do PPD/PSD apresentava em lugares cimeiros um lote de jovens com muito potencial.

    Resultado: os jovens do PS na Assembleia Municipal da Golegã mais não fazem que entrar mudos e sair calados, hábito aliás recorrente nos últimos 12 anos.

    Criado que foi o Conselho Municipal da Juventude, o qual tem 2 representações do PPD/PSD, designadamente o Nuno Castelo por nomeação da JSD e eu próprio por proposta da Bancada Parlamentar do PPD/PSD, constata-se, de uma forma triste e lamentável, que não reune, não produzindo assim qualquer tipo de eficácia, contrariamente ao que a Lei até obriga.

    Culpa de quem? A seu tempo o veremos.

    Mas não é apenas necessário que se seja autarca ou político para se realizar trabalho útil à Juventude.

    E permitam-me que partilhe convosco que não me esquecerei do contributo que tive a oportunidade dar, com grande impacto no desenvolvimento profissional da Juventude, no Distrito de Santarém e Zona Litoral Oeste, aquando do meu mandato no Centro de Formação Profissional e Santarém, entre 2002 e 2005.

    Bem sei que, no comparativo 3.200 formandos anuais representam um universo muito superior aos Jovens do Concelho da Golegã que puderam usufruir e partilhar daquela dinâmica de exoeriência naquela época, todavia, o registo do sucesso que representou para as suas vidas ficará certamente registado no seu baú e recordações.

    Finalmente, o importante é que nunca baixemos os braços e que, com a maior união possível, puxemos sempre mais em conquista por novas e melhores oportunidades para a Juventude que é, sem sombra de dúvida, a nossa herança para o futuro.

    Com Amizade,

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  8. Caro Blog "Golegã Jovem",

    Não posso deixar de concordar com o Hugo, na sua intervenção neste espaço, relativamente à Vossa participação na Assembleia Municipal.

    Não quero nem pretendo alimentar qualquer polémica sobre este assunto, pelo que não irei comentar a Vossa posição relativamente ao que dizem sobre a acção dos Deputados Municipais, nomeadamente o do CDS, uma vez que é a força política que presido e represento no Concelho no Vosso comentário/resposta, a qual passo a transcrever: “(…) que este espaço (que pouco ou nada faz) já demonstrou mais preocupação sobre os jovens deste concelho, que todo o executivo municipal e a maioria dos deputados municipais juntos. (…)”.

    Gostaria apenas de lembrar que, ainda só houve duas Assembleias Municipais (AM) Ordinárias e é só neste modelo de AM que é possível apresentar propostas ou outro tipo de acções, conforme expresso pelo Regulamento da Assembleia Municipal.

    Também é interessante observar que, todas as propostas e recomendações, que de forma directa ou indirecta os jovens também beneficiam com as mesmas, apresentadas pelo CDS, nenhuma foi aprovada pela maioria socialista, uma vez que as mesmas não sendo da autoria “rosa” são logo para serem chumbadas.

    Também pela nossa parte (CDS), existem propostas para serem apresentadas no seu devido tempo, tendo sido as mesmas expressas no nosso Programa Eleitoral aquando as eleições Autárquicas (que porventura o Golegã Jovem até desconhece), só que não iremos precipitar a sua apresentação.

    Por último e quando o "Golegã Jovem" já aqui disse que este espaço não é para alimentar qualquer tipo de “guerra”, não fica bem dizer que e trancrevo: “(...) já demonstrou mais preocupação sobre os jovens deste concelho (...)”, parece que é e como diz o ditado “presunção e água benta, cada qual toma a que quer” e também porque não é preciso só demonstrar é preciso também agir! Porque se não se agir então estamos a dar razão, mais uma vez, à sabedoria popular “de boas intenções está o inferno cheio!”.

    Cumprimentos,

    Pedro Ramalheira Azevedo

    ResponderEliminar
  9. Uma dúvida:

    - O acto de demonstrar não é por si só uma acção/uma forma de agir?


    "acção"

    s. f.
    1. Tudo o que se faz.
    2. Manifestação de uma força.
    3. Operação de um agente.
    4. Maneira de actuar.
    5. Movimento.
    6. Influência.
    7. Combate.


    "agir" - Conjugação

    v. intr.
    Operar; actuar.


    Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 2009

    ResponderEliminar
  10. Caro anónimo,

    Pegar numa só palavra para alimentar uma forma de agir é muito hábil nos termos da Língua Portuguesa! Agora contextualizar a mesma na frase e face à acção concreta, de certo que o significado será bem diferente.
    Mas é a sua legítima opinião em defesa de um Blog que na sua demonstração e nos seus somente textos já agiu mais que qualquer um dos mortais que dão a cara pelo Concelho. Respeito embora não concorde com a sua "dúvida".

    Cumprimentos,

    Pedro Ramalheira Azevedo

    ResponderEliminar
  11. Amigos,

    Antes de tudo, permitam-nos esclarecer uma coisa: nós não pretendemos entrar em guerra com ninguém.

    Nós já estamos em guerra. Estamos e estaremos em guerra aberta até que a juventude nesta terra seja reconhecida pelo valor que tem.

    Mas muita atenção, assim como sabemos disparar, e guerrear. Também sabemos ajudar a cuidar das feridas e aplaudir quem de bem fizer.

    Brincadeiras a parte.

    As nossas observações, ainda que por vezes possam ser demasiado asperas, frisamos que têm como principal objectivo a crítica construtiva e interventiva.

    Relativamente ao comentário do amigo Rui, louvamos o trabalho do vereador Carlos Simões, bem como da aposta das lista do PSD em jovens. Contudo, infelizmente ou felizmente, os mencionados não foram eleitos pelo que o trabalho a ser feito neste momento não passa por eles. Dai não os termos mencionado.

    Quanto ao amigo Pedro, deixe que volte a salientar: não queremos comprar guerras. Mas continuaremos a fazer a nossa critica.
    E das duas umas, ou o Pedro continuará a aceitar e respeitar (ainda que não concordando) e discutirá connosco um melhor caminho. Ou então nada dirá.

    A segunda opção será mais fácil Pedro, até porque deixe que o avisemos que nós não nos calaremos. Mas sinceramente preferimos a primeira (porque acreditamos que quanto mais cabeças melhor será o resultado)e porque acreditamos na democracia.

    Amigo Pedro, ressalvamos também que, acusamos o CDS como acusamos todos os partidos e movimentos presentes na AM, simplesmente porque achamos que nós jovens continuamos a ser parte não grata neste concelho.

    E perdoe-nos se somos demasiado exigente, mas Pedro consideramos que o vosso deputado, não deve ser excepção e deve zelar pelos interesses dos municipes em geral. E sinceramente não sentimos que alguém zele por nós. Seja ele o Sr. Gabriel, seja o Fulano A, o Fulano B ou o Fulano Y Z.

    Sentimo nos abandonados nesta terra.

    Não acusamos o CDS de não fazer/propor nada. Acusamos sim o CDS e todos os outros partidos, de não fazerem nada em prol da juventude que realmente saia para a rua, ou seja que não seja vetado em AM.

    Uma outra coisa, não precisamos de ditados populares. Precisamos que aqueles que elegemos para nos representarem na AM façam verdadeiramente o seu trabalho e não venham com desculpas que nós não aparecemos lá.

    Quem lá está propos-se a lá estar e foi eleito para lá estar.

    Mas se quer usar ditados populares, dizemos lhe apenas que o que vemos, da MAIORIA, dos que foram eleitos é a regra do "baguinho a baguinho..."

    Enfim. Olhe Pedro, desabafamos: perdoe-nos por apenas exigirmos que quem elegemos realmente nos represente e dê o litro por nós. Perdoe-nos por ser jovens. Perdoe-nos por nos sentirmos desprezados. Perdoe-nos por sentir que merecemos mais. Perdoe-nos porque nos sentimos enganados.


    PS. Ao amigo anónimo, a sua dúvida tem uma certa lógica, apesar de haver quem não concorde. A seu tempo demonstraremos que a nossa intervenção não se resume apenas a meia dúzia de palavras. Ou então e, mais uma vez seguindo a lógica dos ditados populares do amigo Pedro, "água mole em pedra dura,..." quiça?

    ResponderEliminar
  12. Caros jovens do "Golegã Jovem",

    Li com muita atenção a Vossa prezada resposta, da qual tiro as lições e ilações inerentes à mesma.

    Respeito as Vossas opiniões mas sou livre de não concordar e é aqui que reside a fronteira da educação democrática, mesmo quando se trata de uma argumentação e contra-argumentação.

    Como tal e porque não estou disposto alimentar um certo ego, tipo supra sumo de sabedoria e opinião, cujas respostas são dadas com alguma pitada de arrogância e pouca humildade no respeito de outras opiniões e pensamentos, não me alongo mais e reforço em jeito de resumo que, da minha parte e da parte do CDS, iremos continuar a trabalhar em prol do Concelho e para todos sem excepção, porque todos são importantes, incluindo como é óbvio a Juventude, que tanto consideram desprezada!
    Veremos o resultado final que cada irá produzir!

    Votos de sinceros sucessos.

    Melhores cumprimentos,

    Pedro Ramalheira Azevedo

    ResponderEliminar
  13. Caro Pedro,

    As nossas desculpas se a mensagem que passou foi de arrogância e desrespeito por outras opiniões. Não era de todo isso que queriamos fazer passar.

    Pedro, assumimos esta postura aspera, porque cremos que nem tudo o que poderia ser feito pela juventude está a ser feito.

    As prioridades no nosso concelho, não estão própriamente direccionadas para a juventude.

    Não concorda?

    É verdadeiramente isso que nos revolta e nos move. Acreditarmos que há mais que poderia ser feito e não o está a ser.

    Por isso Pedro, do CDS, da JP, dos vossos deputados eleitos na AM e na AF queremos apenas que façam um bom trabalho. E que esse bom trabalho passe por todos, incluindo a juventude como diz.

    Por cá continuaremos sempre dispostos a criticar, a ser criticados, e a discutir opiniões.

    Sempre disponiveis,

    GOLEGÃ JOVEM

    ResponderEliminar
  14. Caros amigos

    Sou um espectador das vossas acesas discussões e gosto de lê-las atentamente, mas não uso muito da minha palavra neste blog.

    Questões políticas para mim já se comparam ao futebol - todos querem a razão... Enfim...

    Bem mas há uma coisa que me intriga. Tudo aponta, tudo diz mal, ninguém soluciona.

    Concordo que existe uma politica pouco virada para nós o que me deixa também apreensivo. O que pode ser feito em matéria de politicas viradas para a juventude que melhorem substancialmente a nossa vida na Golegã, quais as sinergias a utilizar, por onde começar?

    Bem, como ninguém se chega à frente eu posso dar uma ideia.

    Porque é que as juventudes partidárias do concelho não se juntam (calma que não é ideologicamente!, ehehehehe) e todos em conjunto marcam um CONGRESSO para a juventude do concelho?

    Já que da AM e da câmara pelos vistos nada é feito em relação a nós, vamos nós com as nossas conclusões do CONGRESSO entregá-las à AM (ajudei-me porque não sei se é na AM que se entrega estas coisas... eehehehe) ou ao tal orgão municipal de juventude que foi criado.

    Assim mostramos interesse e de certeza que deputados e autarcas não irão ficar indiferentes.

    Pelos menos uma inscrição já existe...

    Agora falta saber se as juventudes partidárias são capazes de dar o braço a torcer.

    Abraço para todos

    ResponderEliminar
  15. Caro António,

    Boa ideia! Da nossa parte tem todo o nosso apoio.

    É sem dúvida uma boa ideia. Permita nos apenas uma correcçao.

    A iniciativa nao deve so depender das juventudes partidárias, mas sim de todos os jovens. Até porque nao pode ser uma questão de "dar o braço a torcer".

    Uma vez mais uma boa ideia, continua com as boas intervenções.

    Cumprimentos,

    GOLEGA JOVEM

    ResponderEliminar
  16. Cara Golegã Jovem

    As minhas desculpas por não ter respondido à mais tempo.

    Não posso ser eu a andar com esta ideia por 2 motivos:

    1º- Não tenho o know-how, nem os conhecimentos, nem a estrutura para puder realizar um evento desta dimensão;
    2º- Estes eventos necessitam sempre de algum dinheiro, e já que os partidos nos levam algum indevidamente (deveriam ser auto-suficientes mas isso é doutro rosário) podiam sempre financiar.

    Cumprimentos

    António Nunes

    Como ficou demonstrado nesta recente assembleia, vai ser uma questão de dar o braço a torcer...

    ResponderEliminar
  17. Caro António,

    Bons olhos o vejam de volta!

    Infelizmente tem razão. Cambada de teimosos. Irra!

    É do género, só o que é proposto por nós é que é bom, o que vem de fora não presta... e enquanto for assim, não conseguimos andar em frente.

    António, as coisas têm de ser feitas aos poucos, pensadas aos poucos, propostas aos poucos e feitas aos poucos. Por vezes é preciso dar tempo ao tempo.

    Vamos acreditar que alguém (que possa e não se importe de dar o braço a torcer) irá pegar na ideia do António e dar lhe um bom rumo!

    Cumprimentos,

    GJ

    ResponderEliminar
  18. Nós por cá não a esquecemos.

    Fica a nossa palavra. Que vale o que vale.

    ResponderEliminar