8 de dezembro de 2009

Voluntariado no Concelho da Golegã!


Em pesquisa através do site do IPJ o GOLEGA JOVEM deparou-se com a secção do voluntariado e decidiu dar uma olhadela pelos projectos da nossa zona. E surpresa das surpresas, eis que descobrimos dois promotores de voluntariados no nosso concelho: a Santa Casa da Misericórdia da Azinhaga e a Associaçao Cantar Nosso na Golegã.

Infelizmente a página disponibiliza pouca ou nenhuma informação sobre os projectos, mas já foram enviados e-mails solicitando mais informações sobre os projectos em questão.

O voluntariado é mais que uma causa nobre. O voluntario é uma experiência única e enriquecedora, onde aquilo que damos é incomparávelmente menor do que aquilo que recebemos em troca.

Não deixem de dar uma olhadela nas páginas e de estar atentos a este assunto. Assim que possivel publicaremos mais informações sobre estes projectos de voluntariado no nosso concelho.

8 comentários:

  1. Meus caros jovens,
    Não existem apenas estas duas entidades a fazer voluntariado no concelho da Golegã!

    Existe a Santa Casa da Misericórdia da Golegã, criada em 1553, NÃO? Que presta trabalho não só no seu Lar de Idosos, mas também no Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de convívio, Residências Apoiadas e um CATEI (Centro de Acolhimento de Emergência a Idosos).

    Existe também o Banco Local de Voluntariado de Golegã criado a 17 de Abril de 2008, resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de Golegã, a Santa Casa da Misericórdia de Azinhaga e Associação Social e Cultural GRAAL.

    A Pastoral Social, um grupo de voluntários residentes na Vila da Golegã, que existe desde 1999.

    Surpreendidos?!

    Com certeza que não!

    Se sim... um conselho, andem mais no terreno, no concelho em vez de tanto na net! Aí porventura ficarão ainda mais surpresos.

    ResponderEliminar
  2. Então e os BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS??

    ResponderEliminar
  3. Caro “GOLEGÃ JOVEM” em primeiro lugar sejam bem-vindos a esta “família bloguista” em segundo lugar permitam-me que partilhe a minha humilde opinião relativamente à questão diversas vezes aqui abordada sobre a identidade dos criadores/administradores do blogue. Parece-me, numa leitura inicial, que este poderia ser um bom começo de um projecto a pensar nos jovens no entanto não é de todo fácil “confiar” no anonimato.

    Vivemos num momento de crises diversas em que a internet é uma porta aberta tanto para as coisas positivas como para as negativas daí permitam-me a minha apreensão relativamente a projectos sem caras.

    Acredito que muitas vezes os projectos são avaliados em função dos estereótipos construídos com base no sexo, idade, formação e partido político dos seus autores e que por vezes o anonimato é a fuga ideal mas se querem atrair e ajudar os jovens um dia terão de dar a cara certo?

    Relativamente a este post Voluntariado no Concelho da Golegã permitam-me dizer que têm sido um tema abordado no universo bloguista do concelho (Ex:Crise no Voluntariado) e que assumo ser uma questão que me faz pensar… Mas discordo convosco ao mencionarem que existem apenas dois promotores de voluntariados no nosso concelho (Santa Casa da Misericórdia da Azinhaga e a Associação Cantar Nosso na Golegã). Então e a Santa Casa da Misericórdia da Golegã, o Grupo Pastoral Social, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Golegã, o Agrupamento 1139, o Banco Alimentar,…


    Abraço,

    Filipa

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Filipa e Anónimos,

    Permitam-nos que saudemos a vossa participação e partilha. Bem vindos a este espaço.

    Gostariamos de esclarecer uma coisa: Nunca dissemos que existem apenas estas duas entidades a fazer voluntariado no concelho da Golegã. Dissemos pois que, em pesquisa pelos site do IPJ encontramos duas entidades no nosso concelho que promovem o voluntariado para jovens. (leiam bem a noticia)

    Em relação aquilo que nos diz Filipa, a GOLEGA JOVEM compreende perfeitamente. Decerto não pretendemos manter o anonimato eternamente, mas desafiamo-la a si (e a todos os jovens) a olhar com olhos de ver para o blog.

    As nossas noticias tendem a ser informativas, constructivas e sugestivas. Já os comentários que vamos tendo poucos não giram em torno de "saber qual a nossa identidade" e se "se estamos ligados a algum partido".

    Terminamos perguntando: O que é mais importante, saber a nossa identidade e se estamos ligados a algum partido OU tentar informar e sensibilizar minimamente os jovens do concelho?

    ResponderEliminar
  5. Filipa concordo plenamente.

    Caro(s) Golegã Jovem Confiar em quem não conhecemos não é forma correcta de informr ou sensibilizar.

    Noutra perspectiva não se deviam procurar informações apenas vias net, mesmo que retiradas de sites oficiais, que como todos sabemos muitas vezes (até demais e infelizmente) estão desactualizadas ou não traduzem o que se passa. Ainda mais quando falamos da distância entre órgãos da administração autónoma do Estado (como o IPJ - que sabemos como funciona) e associativismo local, ainda mais fora de grandes centros urbanos (como a Golegã).

    Desculpem o reparo mas deviam ter mais atenção na forma como dão as informações pois nem todos são tão conhecedores da realidade local ou interessados ao ponto de se darem ao trabalho de verificar as informações que passam. Ainda mais quando falamos das camadas mais jovens da população, aí os cuidados devem ser redobrados.
    Tal como entendo ser vossa responsabilidade sensibilizar, como pretendem de forma correcta!

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimo,

    Obrigado pela vossa critica e reparo. Certamente será tido em conta em publicações futuras. Aliás sempre que existam situações menos correctas, ou a melhorar, pedimos que nos indiquem.

    Apenas a título de esclarecimento: neste caso a informação foi retirada no site oficial do IPJ, mas não procuramos informações apenas via net.

    Quanto ao anonimato, pedimos desculpa a quem não nos compreender, mas será uma decisão a manter. As nossas razões já estão mais que explicadas em comunicado próprio.

    Cumprimentos,

    GOLEGA JOVEM

    ResponderEliminar
  7. Jovens se querem ser um exemplo cuidado com os erros ortográficos...

    ResponderEliminar
  8. Boa noite caro Anónimo,

    Pedimos desculpa por qualquer erro ortográfico, infelizmente por vezes, e dada a emoção na escrita, escapam.
    Tentamos evita-los ao máximo, todavia o GOLEGA JOVEM aceita de bom grado todas as criticas efectuadas, sejam elas referentes ao conteudo das noticias ou à sua ortografia.

    Em caso de erros ortográficos ou referentes a alguma informação publicada pedimos que nos alertem por e-mail (golegajovem@gmail.com) ou por comentário.

    Cumprimentos,

    GOLEGA JOVEM

    ResponderEliminar