4 de janeiro de 2011

Balanco de 2010 - Era uma vez uma Juventude Enganada em 2010

No final de cada ano todos nós temos tem por hábito fazer um balanço do que fizemos e do que foi deixado por fazer.

Contudo esse balanço nem sempre é fácil, por isso decidimos fazer um pequeno teste que nos ajude a perceber o que realmente aconteceu aos jovens em 2010.


(clica na imagem para abrir o teste)



Será que alguém consegue responder ao teste?



9 comentários:

  1. Na última Assembleia Municipal, em 28 de Dezembro passado próximo, na parte destinada ao público, voltei a questionar o Executivo, em particular o Sr. Vereador, Dr. Bruno Medinas, responsável pelo Pelouro da Juventude sobre a matéria em questão e cujo o texto publico na integra:

    "Finalmente e após um ano de trabalho para a sua elaboração, foi hoje aqui aprovado por esta Assembleia o que era um projecto e passou a ser o Regulamento do Conselho Municipal da Juventude do Município da Golegã.

    Depois de cumpridos todos os requisitos e os prazos necessários para a sua concretização, o Conselho Municipal da Juventude já dispõe daquela que foi apelidada como a ferramenta mais importante e indispensável para iniciar e levar a efeito uma política de Juventude digna do nosso Concelho.

    Mas é interessante saber que o Aviso n.º 19850/2010, publicado em Diário da República, 2.ª série, n.º 195 de 7 de Outubro de 2010, sobre o Projecto de Regulamento do Conselho Municipal da Juventude, é na sua maioria igual e não digo todo igual porque existem poucas diferenças, da Lei n.º 8/2009 de 18 de Fevereiro, que cria o regime jurídico dos Conselhos Municipais de Juventude.

    Então, se o que é hoje o Regulamento do Conselho Municipal da Juventude só diferir no seu todo no Objecto do artigo 1º e nos Fins do artigo 3º cuja a alínea a) foi dividida em duas alíneas, mantendo-se na sua generalidade com mais uma virgula ou menos um ponto da referida Lei n.º 8/2009, é inevitável que sejam colocadas as seguintes questões:

    •Porque razão demorou mais de um ano na criação de um Regulamento?
    •Porque razão se escondeu o PS no pressuposto da não existência de um Regulamento para não aprovar propostas de políticas de Juventude?
    •Se hoje já existe um Regulamento, então quando é que o Conselho Municipal da Juventude realiza a sua primeira reunião?
    •E por fim, quais são as propostas e políticas que o Pelouro da Juventude e o PS têm para apresentar aos Jovens do nosso Concelho?"

    A resposta do Sr. Vereador limitou-se a enumerar uma série de obras de reabilitação em determinados espaços (pavilhão, campo de futebol e biblioteca) realizadas durante o ano de 2010 e em concreto às questões formuladas em nada respondeu, terminando a sua intervenção com a seguinte frase - "têm andado desatentos, temos pena"...

    E perante tal resposta e comentário, deixo à vossa análise e consideração!

    Cumprimentos,

    Pedro Ramalheira Azevedo

    ResponderEliminar
  2. Eu, distraído me confesso, de não ter percebido se estavamos a falar do pelouro do Desporto. Mas o Vereador é o da Juventude ou o do Desporto?! Ou está a "fazer-se" a este último pelouro? Ó Sr. Vereador, parece-me erro crasso confundir "juventude" com "adolescência" e "política de juventude" como "jogo da bola"!
    Há muito jovem (por definição, todo aquele com mais de 24 e menos de 30 anos não é adolescente mas é jovem, sabe isso com certeza) que tem que lutar pela vida, pagar casa, sustentar a família e trabalhar todos os dias longe do seu Concelho... que ou se está a borrifar ou não tem tempo para usar os courts de ténis, as piscinas, os ginásios... e que olha à volta e se depara com um vazio de iniciativas que lhes digam directamente respeito.
    Mas mesmo entre os adolescentes, há quem procure e precise de mais que Futsal, Sr. Vereador. Saia dessa caixa, deixe de reutilizar argumentos velhos de décadas (esses equipamentos já lá estão há muitos anos!) e inove: afinal de contas é um jovem, não é?! Não pensa só em futebol, pois não?!

    ResponderEliminar
  3. Com tanta obra assim feita, nem quero imaginar o que vem por aí... Temo um exodo juvenil para o nosso concelho vinda de todos os lados.

    ResponderEliminar
  4. A minha pergunta é, a culpa é do Bruno Medinas ou do José Maltez?

    Na minha opiniao enquanto jovem o Bruno até pode querer fazer muito mas senao o apoiarem torna-se mais dificil. Axo que o presidente tbm tem culpa porque deve apoiar mais o vereador da juventude!

    Por outro lado o presidente nao ajudar tambem nao é desculpa. O Bruno ja deveria ter feito muito mais. Acho que era interessante que fizessem uma entrevista e publicassem aqui no blog. Axo que a ha mts jovens que nao conhecem o bruno e axo que isso era importante.

    Este tipo de espaços devem ser utilizados para encurtar as distancias e aqui o golega jovem pode ter um papel importante fazendo uma entrevista ao bruno e divulgando aos jovens quem realmente é o seu vereador da juventude e pk é que ele nao esta a fazer nada.

    Era uma boa oportunidade de dar explicaçoes aos jovens!

    Ass: Um jovem atento

    ResponderEliminar
  5. Naturalmente que a culpa é de Sua Exa., o Presidente da Câmara.

    Eis o que deveria ter feito e não fez:
    1) nomeação do Vereador Bruno Medinas para uma situação de Meio-Tempo atribuindo-lhe também o Pelouro do Desporto pois assim este teria condições efectivas para ser avaliado;
    2) retirar o Pelouro do Desporto ao Vereador António Cardoso reduzindo-lhe o tempo de permanência para Meio-Tempo, mais que suficiente aliás para as responsabilidades que até já hoje tem em mãos;
    3) reduzir a permanência da Vereadora Ana Caixinha para Meio-Tempo, por razões óbvias.

    Um Bom Ano para todos,

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  6. Andam para aqui muitos senhores do CDS e do PSD a comentar, mas o que fizeram a JP e a JSD????
    Ah pois é meus senhores atirar umas postas de pescada para o ar é facil mas e que tal começarem a olhar para o v/umbigo primeiro.

    ResponderEliminar
  7. Cuidado com os feitos da JS.

    Será que vão transformar a Golegã numa pista de patinagem com tanta baba? Será que vão começar a chover cardumes?

    Cuidado com os cavalos, que não se megoe ninguém!...

    ResponderEliminar
  8. Andam por aqui muitos senhores do CDS e do PSD que além de se manifestarem parece que incomodam aqueles que nada fazem... JSD e JP podem não demonstrar trabalho mas também não foram elas as nomeadas para o Pelouro da Juventude! Nem esse pelouro abriu lugar a propostas das mesmas para se desenvolver actividades para os Jovens!

    UPS deixem-me perguntar uma coisa, será que não há assim "cenas" pá malta jovem porque esta está a ser quase que obrigada a abandonar a vila da Golegã para dar espaço aos Cavalos e seus Ricos Donos?

    Até já pessoal!

    ResponderEliminar
  9. Anónimos incoerentes abram os olhos pois se a JP não faz nada não sei mas que a JSD tem tido uma actividade constante e coerente isso tem, mas como diria o vereador da juventude de sua excelÊncia "Andam distraídos! TEMOS PENA!".

    ResponderEliminar