20 de outubro de 2010

NOTICIAS DA GOLEGÃ! - JSD, JP, JCP, Conselho Municipal da Juventude e Feira da Golegã


Pois é amigos, o Golegã Jovem tem andado calado... estranho hein?!

Digamos que temos andado a observer e a ver no que isto vai dar. Desde a nossa ultima noticia muito se passou na Golegã no que toca aos jovens (e dai talvez nao!).

Ao que parece agora temos uma JSD na Golegã... temos como quem diz, porque a juventude da Golegã ainda não teve tempo para perceber realmente o que pode esperar daqui.... afinal serão estes mais uns Moisés a pregar no deserto como os outros que para ai andam? Ou será que vão trazer algo de novo?

Ao que parece já tinhamos uma JP na Golega... tinhamos como quem diz, porque ainda temos mas o que é certo é que "eles andem ai" mas ninguém os vê, ninguém ouve falar deles, ninguém sabe quem eles são... afinal o que é que estes fizeram? Será que um ano não é suficiente para o warm up?

Ao que parece também já tinhamos uma JCP na Golega... também já tinhamos como quem diz, porque o que é certo é que estes ainda são os únicos que mostram algum trabalho, quanto mais não seja no Avante. E trabalhar na nossa terrinha que é bom camaradas? Azinhaga, Golegã, diz vos alguma coisa?

Ao que parece vamos finalmente ter um Conselho Municipal da Juventude na Golegã... vamos ter é como quem diz, porque de promessas está o inferno cheio, e nós por cá já estamos mais que habituados a ouvir esta promessa faz tempo. Afinal já alguem reparou que se encontra a decorrer até ao dia 30 o periodo de apreciaçao publica do regulamento do Conselho Municipal da Juventude da Golegã? Será que alguém já se deu ao trabalho de o ler?

Ao que parece vem ai o S.Martinho... vem ai é como quem diz, porque de S.Martinho cada vez tem menos. Aumentam os cavalos e as demonstrações de pompa e circunstância das gentes de fora, mas o verdadeiro espirito do S.Martinho que as gentes da terra tanto gostavam cada vez se nota menos. O abafadinho e a água pé vão sendo substituidos pela ginginha de óbidos e pela imperial. A castanha e fartura já se misturam com a febra assada e os porcos no espeto. Algodão doce, balões e carroceis, parece que já foram enradiados de vez... Afinal o que tem o S.Martinho de hoje de S.Martinho? Só se for mesmo o cavalo do S.Martinho multiplicado por 10 0000.

Ao que parece muito se passa e muito se faz na nossa terrinha, só é pena andarmos cegos e surdos e não nos chegar nada.

Enfim, pelo menos a lingua afiada ninguém nos tira!


PS. Esta semana andamos a sofrer de insónias, vai na volta começamos a ler aquilo a que chamamos, AS AVENTURAS DO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE


13 comentários:

  1. Só acrescentar uma ou duas notas que acho que têm importância...
    Acho um pouco injusto dizer-se que a JCP só trabalhou para a festa...só de memória lembro-me do torneio de Futsal,do debate sobre o movimento sindical,do debate sobre o movimento associativo,o mural,as distribuições na escola...isto só falando de intervenção virada para o concelho,depois ainda houve o congresso nacional,o encontro regional,o concurso de bandas regional,o acampamento nacional,a festa do Avante,iniciativas onde o colectivo local também se empenhou arduamente,mostrando que no nosso concelho há jovens activos e conscientes do país e do mundo onde vivem(não é,se colocarmos ideologias fora da equação,também de valorizar?)!Isto sem falar de processos eleitorais,aniversários e iniciativas do PCP onde orgulhosamente nos incluimos e onde temos um papel importante!Acho que actividade e intervenção não têm faltado! :D
    Vivemos no concelho da Golegã,mas a nossa luta é para transformar todo o mundo!E é isso que vamos fazendo um pouquinho todos os dias...
    O post não é para dignificar uns e denegrir outros,nem é sequer uma provocação barata...Sou seguidor e admirador do Golegã Jovem e é mesmo só para chamar a atenção!
    Grande Abraço,
    Valter Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Realmente, temos e vamos ter, é como quem diz.

    Já poderá ser como quem não diz, é o a câmara ter construído um pórtico e ter de pagar do seu bolso (ou seja, do nosso) um beirado um beirado que não mandou construir.

    Vamos ver se não se tratou de se fazer apenas um adiantamento, ainda que à posteriori.

    À espera de reposta Oficial,

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  3. A JP pode não ter feito nenhum trabalho assim de encher o olho, mas é sem duvida um grupo de amigos que preza pelo companheirismo e pela solidariedade. onde o bom ambiente é uma constante.

    ResponderEliminar
  4. E o sr sardinha que nao se viesse armar em cagareu a mandar postas de pescada po ar.

    Ha coisas que nc mudam...

    ResponderEliminar
  5. É verdade há coisas que nunca mudam, ou por outra há coisas que já não se podem mudar como por exemplo: a divida de 4,5 milhões da cãmara, nova frota de carros em tempo de crise,o portigo e seu beirado e tantas outras que andam por aí aos saltos de buraco em buraco a ver se ninguém dá com elas......e é claro o sr. Sardinha.

    ResponderEliminar
  6. Bem vale a pena andar aqui a discutir pórticos e beirados à portuguesa quando o maior problema reside no exponencial abandono do ensino secundário na escola Mestre Martins Correia pelos estudantes que, cada vez mais, procuram esse tipo de ensino nos concelhos exteriores. É realmente uma pena que uma estrutura com as excelentes condições logísticas de que dispõe seja tão subexplorada.

    Falta dinamismo do espaço escolar. Faltam motivos que incentivem verdadeiramente os alunos a prosseguirem os seus estudos na sua própria terra, numa escola que já criou grandes mentes. Há que mostrar-lhes que a Mestre Martins Correia não é um beco sem saída, mas sim um poço de oportunidades. Mostrar como a escola é um espaço onde há mais para fazer para além de estudar, e que, mais que uma formação académica, há uma formação humana e cívica, que tem tudo para criar homens e mulheres que sustentem o futuro desta maravilhosa comunidade, que ainda tem muitos frutos para nos dar.

    No entanto é preciso dinamizar o ensino na Golegã, explorando todas as suas potencialidades.

    A Juventude Popular, apesar das críticas infundadas que teimam em subestimar-nos, respeita e dá valor aos jovens da sua terra e reconhece a sua importância para o futuro da mesma.

    JP Golegã, vamos elevar a fasquia.

    ResponderEliminar
  7. Caros da JP Golegã, não há um pingo de mentira quanto às questões que invocam representarem um dos maiores problemas existentes no Concelho da Golegã e, por isso, subscrevo.

    Mais considero absolutamente fundamental que a JP Golegã tenha força e seja mais uma frente de combate ao partido socialista na Golegã.

    Agora, permitam-me clarificar que não seria possível a um partido responsável como o PSD tomar conhecimento em Assembleia Municipal que que estaria publicamente em cima da mesa um assunto a levantar sérias dúvidas, como parece ser o caso do pórtico e do seu beirado, e nada fazer, correndo assim o risco de ficar conivente com o formato encontrado.

    Neste momento, está em curso um pedido oficial de esclarecimentos entregue ao Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Golegã.

    Cordiais cumprimentos,

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  8. Caro Valter,

    Antes as nossas desculpas pela resposta tardia.

    Obrigado pelo teu comentário e pelas tuas notas.

    Acreditamos que as actividades da JCP serão sempre bem vindas pela juventude da nossa terra. Nós por cá GJ teremos todo o gosto em divulga-las sempre que existam.

    Permite-nos apenas um esclarecimento.

    Não tivemos intenção dizer que as actividades da JCP são más! Pelo contrário reconhecemos o vosso trabalho.

    Mas gostavamos de ver o empenho que demonstram nas actividades regionais e nacionais igual ao empenho das actividades locais.

    No comentário que deixas-te indicas e 5 actividades locais e 5 não locais:

    Actividades Concelhias (5) - torneio de Futsal, debate sobre o movimento sindical, debate sobre o movimento associativo,o mural,as distribuições na escola

    Actividades Regionais e Nacionais (5) - Congresso nacional, encontro regional, concurso de bandas regional, acampamento nacional, festa do Avante,

    Sem desprezo às actividades fora do concelho, mas achamos que esta proporção devia ser mais do género, 7/8 concelhias e apenas 2/3 regionais e nacionais.

    Até porque o dever de todo o jovem e de todo o cidadão começa em casa, não achas? De resto continuem com o vosso trabalho que nos jovens agradecemos.

    Cumps,

    GJ

    ResponderEliminar
  9. Cara JP,

    Muito nos agrada a vossa participaçao neste espaço.

    Gostamos de vos ouvir "falar" e gostamos mais ainda da maneira como terminaram.

    "vamos elevar a fasquia"

    Assim esperemos! Nós por cá contamos com isso e desde já fica a nossa predisposição para ajudar na divulgação de qualquer actividade que realizem.

    Cumps,

    GJ

    ResponderEliminar
  10. Caro Rui,

    Obrigado pela sua assidua participação neste espaço. É sempre bom verificar a energia e vontade que emprega nos seus comentários.

    Relativamente ao assunto pórtico, teremos todo o gosto em divulgar a informação oficial sobre o mesmo quando tiver resposta da CMG.

    Até lá, não será por certo correcto da nossa parte pronunciar-mo-nos sobre algo que desconhecemos.

    Cumps,

    GJ

    ResponderEliminar
  11. Boa Tarde e muitos parabéns!Que durem muitos anos na vanguarda da Juventude do concelho!

    Em primeiro lugar quero dizer que utilizei mal algumas palavras no post anterior,pois ficou a sensação que estou a falar em nome da JCP e não é esse o caso...

    Depois também vale a pena esclarecer que não foi minha intenção,longe disso,insinuar que o vosso post achava que as acções da JCP eram más!Antes pelo contrário,a minha ideia principal foi complementar uma opinião, que achei de bastante interesse, com novos dados.

    Agora o principal...Eu acho que essa quantificação que fizeram é bastante redutora do trabalho e interesse que a JCP tem desenvolvido no nosso concelho ao longo dos anos...
    Em primeiro lugar há prioridades na luta da juventude portuguesa(educação,saúde,desemprego,precariedade,baixos salários,discriminação da mulher,racismo,xenofobia,paz,cultura,etc..) onde a JCP tem de intervir e intervém!Sitio a sitio,escola a escola,empresa a empresa,a JCP tá lá!Em segundo ,e mesmo com todas as frentes de trabalho onde está envolvida,não há outra organização de juventude com mais intervenção concreta no nosso concelho!O numero de debates políticos,iniciativas culturais,sessões de esclarecimento,exposições e contactos com a juventude do concelho que,pelo menos desde 1997(foi quando me inscrevi...),têm vindo a ser realizadas e dinamizadas pela JCP na Golegã e Azinhaga é enorme!

    Há ainda outra questão à qual não deram a importância devida...A JCP desenvolve e desperta consciências!Concorde-se ou não, ao reunir regularmente, os militantes da JCP desenvolvem o seu conhecimento do mundo,do país,do concelho,da história,da cultura,dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos,do seu papel na sociedade!

    Agora eu penso que a luta e o trabalho são feitos é na rua,com os jovens!Claro que valorizo o papel das instituições,mas se me perguntarem se prefiro estar num conselho municipal de juventude ou na porta de uma empresa a lutar contra a precariedade e a exploração dos jovens trabalhadores...Prefiro a empresa!

    Pronto,só mais um ou outro esclarecimento...Com exactamente o mesmo objectivo que o primeiro!E principalmente porque(agora é desabafo)nos 14 anos que fui militante da JCP na Golegã,participei em muito trabalho,dediquei muito tempo à minha terra e à minha gente!Trabalho,dedicação e tempo que não podem ser quantificados em 2/3,ou 7/8...né? :)

    Um abraço,continuem o bom trabalho amigos!

    Valter Ferreira

    ResponderEliminar
  12. Claro, vamos aguardar serenamente pelos esclarecimentos que, por certo, hão-de vir.

    O Vasco, como poucos, mostrou ser um homem de corajem dando o corpo ao manifesto para um desafio da maior dificuldade, ao qual muitos fugiriam a sete pés.

    Não foi eleito mas paciência, sê-lo-á certamente um dia por um dos partidos políticos que mais respeito e admiro, ainda que com a sua matriz idelógica não concorde: o PCP.

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar