11 de abril de 2010

DEFINIR PRIORIDADES: GOLEGÃ, Capital do Cavalo. BRAGA, Capital Europeia da Juventude 2012


Esta semana os meios de comunicação avançaram com a notícia que (será oficial no dia 24 de Abril) Braga será a capital Europeia da Juventude em 2012.

E nós por cá pela Golegã?

Continuaremos a ser a capital do Cavalo.

É incrível como se definem prioridades. Hugo Pires, vereador da Câmara Municipal de Braga com o pelouro da juventude (sim porque Braga tem um pelouro da juventude!), dizia antes de saber o resultado da candidatura, “este projecto mais que os eventos é dar futuro a uma região jovem que tem problemas com empregabilidade. Pode ser oportunidade de dar algum futuro aos jovens". Nós, jovens da Golegã, vamos vendo esse futuro por um canudo.

Os sensatos analisam e compreendem que a juventude é o futuro de qualquer concelho. Como tal apostam na formação, no desenvolvimento, na criação de emprego, no incentivo e apoio ao empreendedorismo, porque simplesmente sabem que é necessário manter os jovens nas suas terras. Na Golegã existem outras prioridades.



(clique para ver o quadro de comparação entre os projectos)


Braga vai gastar 1,8 Milhões para que 2012 seja um ano de aposta na juventude e no combate à crise!

E a Golegã?

A Golegã em 2012 vai gastar 3,15 Milhões para construir um hipódromo para os cavalos.

Para apostar na juventude e combater a crise?

Qual quê, é para "manter o ranking de vila equestre e capital do Cavalo", segundo palavras do próprio Presidente da CMG ao Jornal Torrejano.

Enfim, sabemos que somos um concelho pequeno e que não nos podemos comparar minimamente com Braga que investe 1,8 Milhões nos jovens. Ok, até ai tudo bem, até nos podiam dar essa justificação. Mas depois aparecem nos com o projecto de 3,15 Milhões para cavalos? Em tempos de crise é necessário que definir prioridades, e nós por cá sabemos defini-las muitíssimo bem: Primeiro o Cavalo! Sempre o Cavalo! E acima de tudo o Cavalo!

Os de Braga… esses é que são os burros que preferem os jovens.

Nós por cá, somos tratados abaixo de cavalos! Literalmente.



Mais informação sobre o projecto Hipódromo - Hippos:

Link 1 Link 2 Link 3 Link 4

Mais informação sobre o projecto Braga CEJ 2012:

Link 1 Link 2 Link 3 Link 4 Link 5

11 comentários:

  1. Talvez seja por isso que os jovens quando saem da Golegã, não têm vontade de lá voltar.

    É uma vila que coloca os cavalos em primeiro, e as pessoas em último.

    Todos os partidos políticos são desrespeitosos e malcriados para com os cidadãos deste país. E na Golegã não é excepção.

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro,

    A Golegã é uma terra de insólitos.

    Na manhã deste sábado aconteceu mais um no Largo do Central com um cumprimentos e convite para fautuosa refeição a um respeitado cidadão em tom e ar de gritaria.

    Só mesmo visto. Eu não vi porque estava no Congresso do PSD mas a minha Cara Metade e outras Caras Metades assistiram a tudo.

    Pelo relato foi tão delirante quanto jocoso.

    Hoje no FM Bar comentava-se o insólito e alguém, de outras eras importante, soltou rapidamente a bom bofe: É mêmanormál!

    A refeição, essa, creio que ficou prós esticas porque os buchas gostma mais das couves com feijões.

    Eq quem não gostar, ponha à borda do prato,

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  3. E não só nos cavalos! Ou ja se esqueceram das estatuas para tudo e para nada, nas mil e uma rotundas, nas laranjeiras que impedem a circulação nos passeios...

    ResponderEliminar
  4. Meus Caros,

    As prioridades deste executivo monocolor há muito que são conhecidas, e se o cavalo é uma delas, a juventude não o é de certo.

    O "Hippos" surge numa linha de prioridade que em meu entender poderia ser dimensionada, e porque não direccionada no sentido da atracção de maior investimento real no concelho e de dinamização do tecido empresarial existente.

    Claro que o financionamento do "Hippos" não é uma qualquer verba que se use a belo prazer para um investimento "a la carte".

    Mas verdade seja dita candidaturas deste ou outro tipo, como a que Braga apresenta, dependem sempre da vontade política e das opções/prioridades que cada município declara como dignas de serem prosseguidas .

    Esperemos que de cavalo este investimento não passe, não a burro, mas a elefante e dos brancos!

    Mas bicharada à parte, bichos é que não somos, somos cidadãos, e salvo melhor opinião merecemos que invistam em nós!

    E o investimento na comunidade jovem deve ser prioridade de qualquer município. Aos jovens deve ser reconhecido o direito a um futuro, futuro esse que não passa apenas pelo êxodo para os grandes centros urbanos.

    Precisamos do cavalo, mas precisamos sobretudo de juventude, da sua capacidade, competência, vontade, empreendedorismo e vitalidade.

    Precisamos de jovens que invistam na sua Terra, de pessoas com formação e experiência adquiridas e da sua "mão-de-obra".

    Precisamos de dinamismo nas actividades não de uma estética amorfa à comunidade circundante, a Golegã e a Azinhaga podem e devem ser vividas, mais do que meramente embelezadas.

    E quem melhor para dar vida e alma às nossas duas freguesias que não os jovens?!

    Queremos mais...
    Queremos um Concelho que nos ouça, que nos inclua a Nós e a Todos, que viva connosco o ano inteiro, não apenas quinze dias por ano!
    Queremos ter emprego na nossa Terra!
    Queremos que nos deixem investir, que apoiem o nosso empreendedorismo!
    Queremos poder aqui morar!
    Queremos mais... mais e melhor... e melhor é possível!

    Quanto aos cavalos não deixarão de andar a passo, a trote ou a galope por nos incluirem nesta nossa Golegã.

    Nuno Miguel Castelo

    ResponderEliminar
  5. Oh Nuno, istp é uma Tese ou é o esboço de um Programa Político para a JSD?

    Abraço,

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  6. GolegãCapitaldoCriadordeCavalos13 de abril de 2010 às 17:09

    Oh Nuno, isto afinal é um blog dos jovens da Golegã ou é um blog da JSD?

    Abraço,

    Marcelino,Pão e Vinho

    ResponderEliminar
  7. Caros amigos, Pedro, Rui, Nuno, Anónimos,

    Ao Pedro, concordamos mas há que alterar isso. Os partidos nao devem ser desrespeitosos e muito menos malcriados. A Golegã não é excepção, mas queremos que seja!

    Ao Rui, infelizmente ou felizmente não percebemos a brincadeira do almoço... mas secalhar melhor assim.

    Ao anónimo, não deixamos de concordar, contudo em tudo é preciso saber quais as razões de tais rotundas, estatutas e laranjeiras. Essas só a CMG lhe poderá dar. Cada 1 que faça o seu juizo de valor.

    Ao Nuno, boas ideias, mas não se esqueca que este não é um espaço para mostrar programas de JSD. Opinião sim. Politica partidária não. Até porque na Golegã ao que sabemos não existe JSD, apenas JP.

    Ao Marcelino, pao e vinho deixe nos esclarecer que este blog não pretende ser de nenhuma JSD, JS, JP, JCP... é dos jovens do concelho da Golega.

    ResponderEliminar
  8. Cara Goelgã Jovem,

    Em bom da verdade não sei se estão a fazê-lo erro intencionalmente ou não, no entanto passo a explicar.

    1)Este blog não é propriedade da JSD ou local de exposição das opiniões da mesma.

    2)As minhas intervenções são feitas e título unica e exclusivamente pessoal, assumnindo por inteiro o conteúdo das mesmas.

    3)A JSD existe na Golegã e tem mostrado trabalho pela vós de alguns dos seus militantes, o que poderão querer afirmar será não existir uma comissão política eleita e secção formalmente constituída! Os jovens militantes do nosso concelho merecem mais consideração pois a intervenção cívica e política faz-se de diferentes formas.

    4)Qualquer opinião aqui emitida destina-se ao contributo de ideias pessoais, não institucionais, em benefício do debate de ideias sobretudo em matéria de juventude, camada na qual me incluo.

    Cumprimentos,

    Nuno Miguel Castelo

    ResponderEliminar
  9. Que pena Nuno, nos últimos tempos cheguei a convencer-me que estarias por detrás deste Blogue.

    Permite-me aconselhar-te ainda a utilizar o Site Oficial do PSD da Golegã: WWW.GOLEGA.NET, ou então um outro que a JSD da Golegã possa criar. Por exemplo WWW.JSDGOLEGA.NET ficava bem.

    Sabes, é que o amigo marcelino, pão e vinho tem a sua dose pesada de razão.

    Fiquei aliás muito feliz pela sua emersão tranquila. Na verdade, o tempo passa, passa e vai-nos amolecendo as ideias. E isso é bom.

    Até porque este espaço merece pois parece ser dos bons, pelo menos a avaliar pelas moderações sempre prontas do seu proprietário Anónimo.

    Pelo meu lado, continuo a achar imensa piada nunca ter deixado de assinar as minhas opiniões.

    Cumprimentos,

    Rui Augusto Sardinha

    ResponderEliminar
  10. RUI,GOLEGÃJOVEM, COMENTADORES RESIDENTES E NÃO RESIDENTES, ANÓNIMOS E IDENTIFICADOS parece que as opiniões e ideias do Nuno Castelo andam a fazer diferença a muita gente...!
    Concorde-se ou não ele tem ideias e assume-as ao contrário de muitos que andam anónimos e escondidos.

    ResponderEliminar
  11. ..."muitos que andam anónimos e escondidos."
    ...como tu?

    ResponderEliminar